Novidades

7 pratos típicos para saborear no Arquipélago da Madeira

Gastronomia / Homepage / Todos / Viagens / 13/11/2017

Destino esbanja sabor com sua gastronomia singular

A gastronomia é um dos principais atrativos do Arquipélago da Madeira graças aos pratos que levam frutos do mar. Outra característica singular são os complementos frescos e variados provenientes da natureza vulcânica das ilhas, que dão um sabor especial aos alimentos.

Peixes, carnes, frutas tropicais, vegetais e outras iguarias prometem verdadeiras experiências gastronômicas que os visitantes não podem deixar de provar durante a estadia no destino português.

Peixe Espada com banana©Soren Lauridsen

1. Filete de espada
Disponível em poucos lugares no mundo, o peixe-espada é um dos pratos madeirenses mais conhecidos. Pode ser servido com banana ou molho de maracujá e seu tempero – com alho, suco de limão, sal e pimenta – contrasta com as batatas cozidas inseridas como acompanhamento. As ovas deste nobre animal também podem ser consumidas cozidas ou fritas, servidas com molho vinagrete.

Peixe na Brasa©Soren Lauridsen

2. Bife de atum
Famoso também no Brasil, o atum possui um modo peculiar de preparo na Ilha da Madeira: é cortado em bifes, temperado com sal e marinado no “molho de vilão” – feito com vinagre, azeite, alho, orégano e pimenta. Como acompanhamento, são servidos cubos de milho fritos para balancear o sabor da carne.

Espetada - Ilha da Madeira - Credito Turismo da Madeira

3. Espetada
Tradicional churrasco madeirense, a Espetada é um dos pratos mais consumidos em dias de festa na região da Madeira. Temperados com alho, sal grosso e louro, os cubos de carne bovina são espetados em galhos de loureiro e cozidos em brasa, garantindo um ponto macio e suculento.

Bolo de Mel - Madeira - Credito Francisco Correia

4. Bolo de mel

Entre as sobremesas mais cobiçadas, o bolo de mel faz sucesso entre os turistas. Tradicional doce da região, contém mel de cana, cidra e nozes em sua receita. Seu consumo mais frequente é durante as festas natalinas, uma vez que ele é preparado especialmente em 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.

Pudim de Maracujá © Academia das Carnes

5. Pudim de maracujá
Uma verdadeira combinação de aromas que aguçam os sentidos, é preparado geralmente com o maracujá roxo. A polpa da fruta é combinada com gelatina, leite condensado e natas, que dão origem a um doce familiar para os brasileiros, mas com o toque madeirense das frutas de solo vulcânico.

Lapas 2 - Ponta do Sol Sunset - Ilha da Madeira - Credito Greg Snell

6. Lapas à moda da Madeira
As lapas são moluscos que se prendem aos rochedos na costa marítima, e se tornaram um dos pratos mais apreciados na Madeira. Utilizadas como entrada ou petiscos, são grelhadas em sua própria concha, temperadas com muito alho e servidas ainda quentes, salpicadas com manteiga e um toque de limão.

Bolo do caco - Madeira - Credito Holger Leue

7. Bolo do Caco
Apesar desse nome, trata-se de um pão típico da região de formato redondo e achatado, cozido sobre uma pedra, chamada caco. O resultado é uma massa crocante por fora (quando torrado) e macia por dentro, geralmente consumido ainda quente, com manteiga de alho e salsa.

 


Tags:, , , , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Reveillón 2018: 15 dias de festa em Trancoso - BA

Próximo Post

Hotéis em Miami Beach: inesquecível SLS South Beach





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Mais histórias

Reveillón 2018: 15 dias de festa em Trancoso - BA

Jovem empresário, Óscar Martins, prepara sequência de festas no destino dos famosos O empresário Óscar Martins, 28 anos,...

13/11/2017