fbpx

Novidades

Four Seasons apresenta programa de experiências com foco em saúde mental e bem-estar

Tag Heuer anuncia o ator Jacob Elordi como seu novo embaixador

Audi lança novo Q3 Sportback com maior porta-malas da categoria disponível para venda

Mais de 400 motocicletas Ducati desfilam nas ruas do país

Seen São Paulo apresenta prato exclusivo em comemoração ao Dia Internacional do Hambúrguer

A Regent Seven Seas Cruises apresenta a Volta ao Mundo mais longa em seus 30 anos de história

Palácio Tangará oferece pacotes especiais para um Dia dos Namorados cheio de sofisticação

Amázzoni Gin é apoiadora do Vibra Open Air, maior cinema a céu aberto do mundo

The world's 50 best bars goes on the road as it announces a live ceremony in Barcelona on 4th october

Do Rio a Buenos Aires visitando seis portos: veja a rota do Norwegian Star em dezembro

Bela Vista Cultural aborda o protagonismo da sociedade civil em prol do Meio Ambiente em livro sobre as RPPNs do Espírito Santo

Forbes vai reunir lideranças do agro em evento exclusivo em São Paulo

Só Track Boa aterrissa no novo Green Valley no dia 28 de maio

Foglia: conheça a nova forneria de São Paulo

Noite do 300 Cosmo Square Club com Jack-E

Líder da Aeromexico no Brasil estrela especial de joias

"Felicidades Repartidas", a nova carta de coquetéis do Mitsubá, no Rio de Janeiro

Conheça 5 casas luxuosas nos lugares mais procurados do mundo para viajar

Descubra Milão e a região da Lombardia com o Hotel Principe di Savoia

Com processo inédito de acabamento, Casio anuncia G-Shock Full-Metal ao mercado brasileiro

Chile apresenta ferramenta que auxiliará na retomada do turismo do país

Destaques / Homepage / Todos / Viagens / 05/10/2021

O Data Turismo Chile reúne em um só local todas as estatísticas do setor, contribuindo com a reativação da atividade turística

El ministro de Economía, Fomento y Turismo, Lucas Palacios, junto al subsecretario de Turismo, José Luis Uriarte y la directora de Sernatur, Andrea Wolleter, dan a conocer Data Turismo Chile, herramienta digital inédita para el sector turístico nacional que, a través de la autoconsulta y la visualización interactiva, permite acceder a las principales estadísticas oficiales del turismo en Chile, con el objetivo de apoyar la toma de decisiones del sector, tanto en términos de la elaboración de políticas públicas como de inversión.
Fotos: Oscar Ordenes

Pela primeira vez na história do Chile, o Big Data se coloca a serviço do setor turístico nacional por meio de uma plataforma digital gratuita que foi apresentada pelo Ministério da Economia, Subsecretaria de Turismo e Serviço Nacional de Turismo do país.

Data Turismo Chile é uma ferramenta virtual que, ao incorportar metodologias de ponta como o Big Data e conceito relacionados a Business Intelligence, apresenta aos usuários as principais estatísticas oficiais do turismo no Chile. A nova ferramenta apoiará tomadas de decisão do setor, tanto em termos de formulação de políticas públicas quanto de investimentos em todos os níveis.

A plataforma, disponível em www.sernatur.cl/dataturismo, permite acesso a todas as informações do setor, utilizando funcionalidades atrativas, modernas e intuitivas, que possibilitam fácil navegação e compreensão dos dados.

O ministro da Economia, Desenvolvimento e Turismo do Chile, Lucas Palacios, afirmou que “esta é uma ferramenta muito importante, não só para turistas e profissionais do setor, mas para quem tem que fazer uma decisão de investimento, por exemplo. Cada seção registra quem está indo e para onde está indo, além da idade dos turistas. Portanto, é importante para quem precisa fazer uma decisão de investimento, seja ele pequeno, médio ou grande. Se quisermos duplicar a parcela do setor de turismo no PIB, temos que disponibilizar essas informações, e é isso o que estamos fazendo.”

Já o Subsecretário de Turismo do Chile, José Luis Uriarte, destacou o desenvolvimento desta ferramenta e que é um trabalho que estará em constante aprimoramento. “Hoje nós contamos com informações valiosas sobre operações turísticas e turismo receptivo. Em breve incluiremos também dados sobre o turismo interno, que é um ponto fundamental para a reativação do turismo nacional, considerando que 60% da nossa receita é fruto das viagens que os próprios chilenos realizam em todo o país.”

Enquanto isso, a Diretora Nacional do Sernatur, Andrea Wolleter, indicou que “depois de dois anos de trabalho, lançamos o Data Turismo Chile, uma ferramenta incrível que foi desenvolvida a partir da consolidação dos conhecimentos e experiências da Subsecretaria de Turismo e do Sernatur para disponibilizar à indústria, academia, cidadãos e mídias informações relevantes sobre o setor de turismo do país. Como setor, temos o desafio de nos atualizarmos e, nessa linha, esse projeto nos enche de orgulho porque nos permite avançar no caminho da transformação digital.”

Informações disponíveis

Sendo um site de âmbito geral, o Data Turismo chega a um público amplo, que inclui diversas categorias, como empresários do setor, sindicatos, grêmios de turismo, municípios, academia, órgãos nacionais e internacionais, meios de comunicação, entre outros.

As informações são divididas em diferentes painéis de informações que permitem o acesso às seguintes categorias:

Operação turística: indicadores sobre a situação dos atrativos turísticos do país, além de informações relacionadas à Covid-19.
Movimento turístico internacional: informações sobre chegadas de turistas estrangeiros ao país, segundo nacionalidade e vias de entrada
Perfil de turistas estrangeiros em 2019: principais características dos turistas estrangeiros que entraram no país por via aérea em 2019
Big Data Internal Tourism: informações sobre viagens turísticas (origem-destino) feitas por residentes do Chile dentro do país (disponível em breve).

Indicadores de destino: informações sobre a demanda turística interna por quinzena e por destino, além de dados sobre a tarifa média por quarto de alojamento turístico a cada mês (disponível em breve)


Tags:, , ,



Elite Magazine




Post Anterior

Descubra tesouros escondidos em Salvador, capital baiana

Próximo Post

Susana Balbo Unique Stays: experiências de luxo inéditas em Mendoza





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Descubra tesouros escondidos em Salvador, capital baiana

Baía de Todos os Santos, em Salvador, tem cenários estonteantes e pouco conhecidos por turistas; entre eles, destaca-se...

04/10/2021