fbpx

Novidades

Dia da Pizza: confira 7 harmonizações especiais para experimentar

Sem categoria / 09/07/2021
O Dia da Pizza (10) é comemorado desde 1985, mas o prato foi apresentado ao Brasil muito antes, em 1910, quando a primeira pizzaria foi inaugurada no país. Desde então, o consumo só aumentou e o prato se tornou um dos preferidos entre os brasileiros.

Muitos sabem que essa é uma combinação perfeita, e isso não é à toa.”De forma geral, pizza e vinho – seja branco, tinto ou rosé – combinam muito bem – talvez a preferência geral pelo tinto esteja mais relacionada com o hábito ou a preferência de consumo do que com a harmonização de fato”,explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino.

Dessa forma, o que acaba determinando a harmonização é o recheio escolhido. A dica é apostar nos brancos para acompanhar sabores mais leves, nos rosés para harmonizar com pizzas que contenham carnes leves, e nos tintos quando sua pizza tiver sabores que contenham recheios e carnes mais fortes.

No caso de pizzas com sabores mais delicados, como palmito e mussarela, os vinhos brancos feitos com Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio, resultam em uma ótima harmonização. Com frutos do mar, os ideais são os brancos ou rosés leves. Já quando a pizza tiver mais de um sabor, opte por um espumante rosé – os espumantes são conhecidos como a carta coringa e o rosé pode trazer um pouco mais de intensidade para acompanhar os diferentes sabores.

Para tornar o dia ainda mais especial, Jessica preparou sete combinações perfeitas entre pizza e vinhos:

Quatro queijos e Chardonnay

“A mistura de queijos torna esse sabor um tanto pesado, e quando o gorgonzola faz parte da combinação se tem um queijo de sabor forte e bem salgado. Para equilibrar esse peso e trazer um toque de frescor, aposte nos Chardonnays. Uma boa pedida é o Dinastía Manzanos Chardonnay Navarra D.O. 201, que possui aromas de frutas cítricas, pêssego e um toque de manteiga, sendo também bem estruturado para acompanhar essa pizza”, diz a sommellière.

Calabresa e Cabernet Sauvignon

“A linguiça calabresa é condimentada e também bastante salgada. Algumas pizzas são acompanhadas apenas de cebola, outras podem levar muzzarela também, mas em ambos os casos, opte por um Cabernet Sauvignon”, afirma Jessica. A recomendação da sommelière é o De Martino Cabernet Sauvignon Valle del Maipo D.O. 201, rótulo com aromas de groselha negra, ameixa e cereja madura, e um toque de menta, e que apresenta corpo médio, boa acidez e taninos macios em boca, ideais para acompanhar a calabresa.

Portuguesa e Pinot Noir

“Esse sabor contém um mix de ingredientes que conta com presunto, ovos, ervilhas e pimentão. Ovos não são muito fáceis de harmonizar, esse é um alimento com muito sabor umami. Portanto, os vinhos feitos com a Pinot Noir são os mais indicados para essa harmonização. A minha recomendação é o Alísios Pinot Noir 2020 que apresenta notas de morango, cranberry e toque de pinhão; em boca é fresco e delicado, com taninos sutis”, comenta Jessica.

Atum e Merlot

“Por ser um peixe com carne vermelha, o atum possui um sabor mais intenso que os de carne branca. Ainda assim, é uma carne delicada e um vinho tinto pode se sobrepor aos sabores da pizza, por isso o ideal é apostar em um rosé leve e delicado feito com a uva Merlot”, afirma a sommelière. “Uma ótima opção é o Lion and the Lily Rosé 201, vinho fresco e com notas de frutas vermelhas, produzido na região de Bordeaux

Frango com catupiry e Malbec Rosé

“O frango é uma carne de sabor leve, assim como o catupiry, que também tem sabor delicado, textura macia e é rico em gordura. Esse é um recheio sútil em termos de sabor, mas que apresenta certo peso em boca devido ao catupiry. Por isso, a harmonização pode ser feita também com um rosé, para que não haja sobreposição de sabores – a pedido ideal é um Malbec, considerada a uva coringa e uma das preferidas do brasileiro”, explica Jessica. Aposte no Goulart Rosé Malbec Luján de Cuyo DOC 2020 , vinho orgânico extremamente refrescante e frutado.

Brocólis e Sauvignon Blanc

“Sendo uma opção saborosa aos vegetarianos, as pizzas com vegetais combinam bem com Sauvignon Blanc, uva que tem como característica marcante aromas herbáceos, que harmonizaram muito bem com o brócolis. Além disso, a Sauvignon Blanc tem um bom nível de acidez que traz refrescância para a combinação”, explica a sommellière. Para acompanhar sua pizza, aposte no Albaclara Sauvignon Blanc 201, vinho persistente, refrescante, saboroso e de acidez vibrante, que exala aromas de frutas cítricas com toques herbáceos.

Margherita e Sangiovese

“Considerada um dos sabores mais tradicionais, o destaque da margherita fica por conta do manjericão e do tomate. Para harmonizar, nada melhor que um bom vinho italiano produzido com a Sangiovese, casta que apresenta aromas de cereja, violetas e folhas secas que harmonizam com o manjericão. Além disso, seus taninos finos e alta acidez são perfeitos para equilibrar o queijo e o tomate”, afirma Jessica. Uma ótima opção é o Famiglia Castellani Chianti Riserva DOCG 201, vinho potente e muito equilibrado.

*A Evino realizará no Dia da Pizza uma parceria com a Domino’s, que disponibilizará para sua base de clientes um cupom de 15% de desconto. O e-commerce terá também um um corredor de harmonização especial no aplicativo da Rappi.

Tags:,



Elite Magazine




Post Anterior

Buscas de voos para Suíça e Caribe sobem até 175% em junho

Próximo Post

O Pappagallo está pronto para oferecer uma experiência gastronômica que aguça todos os sentidos





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Buscas de voos para Suíça e Caribe sobem até 175% em junho

Suíça, Aruba e Curaçao atualizaram suas restrições, animando os turistas brasileiros em busca de viagens internacionais Suíça,...

08/07/2021