Novidades

Empreendedorismo de ELITE: Raiam Santos

Negócios / 07/02/2019

Por Vitor Horvath

 

A nova coluna da Revista ELITE tem como objetivo aproximar o leitor de casos reais de empreendedorismo em sua essência. Exemplos práticos de pessoas que, com o dom da comunicação, da conexão de pessoas e da vontade única de gerar valor, transformaram o ambiente que estão inseridos e o mundo como um todo. O primeiro entrevistado da série é Raiam Santos, escritor best-sellerempresário.

 

 

Vitor Horvath: Na sua opinião, qual é a habilidade mais importante em uma jornada empreendedora? Para onde deve estar focada 80% da energia do empreendedor?

Raiam Santos: Sem sobras de dúvidas: a venda! Você pode terceirizar o RH, a contabilidade e até o operacional mas se você não foca na venda, sua empresa vai morrer muito rápido. No meu caso, a venda é toda feita pelo inbox do meu Instagram. É exatamente por isso que eu passo 80% das minhas horas produtivas respondendo meus seguidores no inbox.

Vitor Horvath: Como você vê a dinâmica de distribuição e consumo de conteúdo hoje em dia? Quais são os maiores desafios para quem deseja crescer seus negócios?

Raiam Santos: Quem entrega o melhor conteúdo vai sair na frente. Simples assim. E eu acredito que o mundo será dividido em dois: aqueles que produzem conteúdo e aqueles que consomem.

Quanto mais conteúdo gratuito e de qualidade eu compartilho, mais dinheiro eu ganho. Curioso né?

Rede de Contatos

Vitor Horvath: Você investe muito na criação de círculos poderosos de relacionamento, alguns deles tangibilizados nos Masterminds. Qual é a principal contribuição deles para o seu negócio? Como você vê esses grupos daqui 5 anos?

Raiam Santos: Eu valorizo muito a qualidade e a variedade da minha rede de contatos. Na nossa fraternidade tem milionários e bilionários? Sim! Mas tem também o pessoal mais humilde que soma tanto ou até mais que os grandões do grupo. Temos universitários, advogados, professores, médicos, profissionais de TI, atores, jornalistas, atletas… e isso que faz o Mastermind ser tão diferenciado.

Esses dias, um professor de Matemática lá do Mastermind chamado Gabriel Trindade compartilhou uma ideia no nosso grupo de Whatsapp. Eu fui lá, executei a ideia bem rápido e gerei meio milhão de reais em um mês com aquele insight. Outros membros do grupo seguiram… e geraram mais grana ainda. Pouco tempo apareceram algumas centenas de influencers copiando a tal ideia que nasceu no nosso grupo… tudo por causa da criatividade e da visão de negócios de um cara de “classe média” que, em qualquer outro grupo de elite, seria apenas mais um.

Eu realmente acredito que estamos criando algo grande ali dentro. Um gera valor ao outro e todos nós estamos extremamente focados em gerar valor para milhões e milhões de pessoas Brasil afora.

Benchmarkings

Vitor Horvath: Quais são as suas principais fontes de inspiração e benchmarking para criação de novos modelos de negócio, serviço ou produto? Onde você busca informação para se aprimorar profissionalmente e pessoalmente?

Raiam Santos: Cara, eu já li mais de 1.000 livros de negócios e não-ficção na vida então o que não falta é fonte de benchmarking. O problema é que o mundo move muito rápido. Enquanto você está estudando, planejando e fazendo benchmarking, o teu competidor já foi lá e fez. Quem chega primeiro bebe a água limpa. Dito isso, eu leio todas as 500 mensagens que são compartilhadas diariamente lá no grupo da nossa fraternidade. Sempre tem um insight legal lá pra executar.

Além disso, faço questão de reservar parte do meu patrimônio para reinvestir em conhecimento, experiência de vida e networking. Como eu faço isso? Viajo para, pelo menos, uma grande conferência no exterior todos os meses. Daqui a algumas semanas eu estou indo para a Traffic and Conversion Summit lá na California.

Vitor Horvath: Na sua visão qual é o maior desafio do empreendedor brasileiro hoje em dia? Qual barreira a maioria deles enfrenta e qual é a sua sugestão para vencer esse obstáculo?

Raiam Santos: Essa é fácil de responder: o brasileiro escuta muito a opinião dos outros. Para mim, o grande segredo é silenciar as vozes externas e aumentar a voz interna.

Guarde isso para sua vida: nunca peça conselhos para alguém que nunca chegou aonde você quer chegar.

Mindset

Vitor Horvath: Você comenta frequentemente que “É só o começo”, e já destacou como esse mantra diz respeito à sua visão de si mesmo, de se acostumar com grandes resultados e não se deslumbrar. Quais outras afirmações e crenças você possui que contribuem para o resultado dos seus negócios?

Raiam Santos: Além do “É só o começo”, tenho algumas outras afirmações. “Sou pica” é outro mantra bem forte. Não conheço um grande empresário que não seja autoconfiante (e levemente arrogante). “Feito é melhor que perfeito” é algo que compartilho muito com as pessoas que trabalham comigo e ajudam minhas empresas crescerem.

Dito isso, o melhor mantra de todos é: “Sou muito feliz e agradecido por…” . Para mim, gratidão é a base de todas as coisas maravilhosas que não param de acontecer na minha vida. Sou grato pelo que eu sou, pelo que eu tenho e também pelas coisas que ainda não aconteceram. Esse é o grande segredo.

Quer um exemplo? Em 2015, escrevi o livro Hackeando Tudo sem editora e nem o apoio de ninguém. Em um dos capítulos do livro, eu escrevi lá que já era muito feliz e agradecido por ser um escritor best-seller. Eu não era, mas já agradecia por aquilo.

Resultado? O Hackeando Tudo ficou 4 anos consecutivos na lista dos mais vendidos do Amazon e continua lá firme e forte. Gratidão, irmão! Não tem segredo maior que esse!


Tags:, , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

G&T Bar tem novo endereço no Jardins

Próximo Post

HOTEL DE PARIS MONTE-CARLO LANÇA NOVA SUÍTE EM HOMENAGEM AO PRÍNCIPE RAINIER III





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

G&T Bar tem novo endereço no Jardins

O bar pioneiro em Gin, que nasceu há três anos como uma proposta de hotspot temporário, começa o ano em novo endereço.   No...

07/02/2019