fbpx

Novidades

Desenvolvida do desejo de Karol Palhares empreender e deixar sua contribuição no mundo, “Cor de Praia” abre, no mês de novembro, mais uma unidade em São Paulo.

Festival Lipstick leva sua quarta edição para o Nordeste

Travessias dos navios Costa Fascinosa e Costa Pacifica têm embarques de diferentes destinos nacionais e internacionais

Luxo e 40 anos de tradição Biologique Recherch chega ao Raffles Istanbul

Palestrante e autor Arnaldo Neto lança livro sobre a sua metodologia “Vivendo de Propósito”

The First Roma Arte – Onde Art & Design se unem para criar um novo conceito de hospitalidade

5 experiências inusitadas na Jordânia

Fillity arma collab com artista brasileira e lança coleção cápsula artsy

Bagatelle estreia para almoço

As melhores experiências de compras de fim de ano de Chicago

Galeria - Piquenique Le Manjue e Verde Campo

O Café de Paris Monte-Carlo ingressa no programa Mr.Goodfish e se compromete com o consumo sustentável de frutos do mar

Freixenet lança drinks com Cavas em parceria com o mixologista Ale D’Agostino

HEINEKEN®, FAMÍLIA SENNA E F1 DIVULGAM HORÁRIOS DAS ATRAÇÕES QUE COMPOEM O HEINEKEN F1 FESTIVAL - SENNA TRIBUTE, EVENTO DE F1 QUE ACONTECE AMANHÃ NO IBIRAPUERA EM SÃO PAULO

Yule Log do Le Meurice - Uma criação mais leve que a luz por Cédric Grolet

Confira as melhores festas de Réveillons entre Rio e São Paulo

Casa da Montanha Hotel se transforma na Extraordinária Casa de Natal

Bacardí anuncia os 3 finalistas brasileiros do Bacardí Legacy

Aspen Snowmass traz o novo Passapalooza de 13 a 15 de dezembro

Richard Branson palestra no evento Ebulição em novembro

Empreendedorismo de ELITE: Tio Huli (Hulisses Dias)

Negócios / 24/06/2019

No Brasil, especialmente nos últimos anos, vem diminuindo aquela ideia de que investimento é coisa para gente rica. Cada vez mais brasileiros, de diferentes classes, têm decidido investir. Pensando nisso, a coluna “Empreendedorismo de Elite” entrevistou o investidor Hulisses Dias, conhecido na internet como “Tio Huli”. Ele falou sobre suas percepções a respeito do mercado e também sobre suas experiências desde o início da carreira como investidor. Confira a entrevista!

Renda Passiva por Tio Huli

Vitor Horvath: Renda passiva é um sonho almejado por muitas pessoas, mas poucas conseguem atingir o patamar que você possui. Qual é, na sua opinião, o maior desafio das pessoas na construção de um ecossistema que proporcione esse rendimento passivo? Onde a maioria das pessoas está errando?

Tio Huli (Hulisses Dias): O grande segredo da renda passiva é você reprogramar o teu cérebro para que você não tenha que economizar, mas sim, naturalmente, tenha um estilo de vida mais enxuto, aí você vai necessitar de menos renda passiva para alcançar esse status (de viver de renda).

E a melhor maneira de você construir essa renda é investir em ações para o longo prazo (com boas vantagens competitivas), fundos imobiliários (que geram mensalmente uma renda) e também, claro, ter uma reserva de emergência, por que você não vai alcançar isso em uma linha reta, vai passar por obstáculos e desafios. E se você não tiver essa reserva de emergência, vai acabar escorregando no meio do caminho.

Isso tem muito a ver com o Estoicismo, representado principalmente pelo Sêneca durante o Império Romano. Ele dizia que o mais rico não era aquele que tinha mais, mas sim aquele que precisava de menos.

O próprio Warren Buffett é um exemplo disso. Recentemente, em maio, eu passei em frente à casa dele e percebi que, comparada com a vizinhança, a casa dele é de longe a menos monstruosa, menos extravagante. E muito do sucesso financeiro dele vem dessa ideia de sempre precisar de pouco para se sentir rico.

Investimentos e Plataformas Digitais

Vitor Horvath: Como as plataformas digitais podem contribuir com o crescimento do investidor? Quais são as principais facilidades e desafios que elas oferecem e como você usufruiu de cada uma delas na construção do seu patrimônio e do seu perfil de investidor?

Tio Huli (Hulisses Dias): Antigamente, o processo de obtenção de informações era uma coisa muito trabalhosa (manualmente falando) e era custoso para você organizar as informações. Mas atualmente, graças a diversos sites que disponibilizam bons conteúdos, você consegue acessar informações relevantes com muito mais rapidez e de maneira organizada.

Isso facilita muito, porque, no mercado financeiro, a grande vantagem competitiva é você ter o longo prazo a seu favor. O mais importante não é ter informações que vão ser essenciais para você obter lucro. O mais importante é obter dados de balanço, de endividamento e da demonstração de resultados. E isso, hoje em dia, é muito fácil de você obter.

Além disso, uma coisa que eu acho que as pessoas falam pouco são os chats, os fóruns que acontecem na internet. Eles são uma importante fonte de informações que não têm viés, porque as pessoas são livres para falarem o que quiserem ali.

Existe também um processo de networking muito valoroso nesses fóruns da internet. Então isso é uma coisa que eu acho que tem que ganhar cada vez mais espaço para favorecer ainda mais o investidor individual que não tem tempo e não tem dinheiro para pagar para usufruir das plataformas de informação e de networking.

Tio Hulo

Hábitos Para o Corpo

Vitor Horvath: Quais hábitos ou atividades você desenvolve para manter a mente e o corpo saudáveis? Como eles se integram na sua rotina?

Tio Huli (Hulisses Dias): Uma coisa que eu percebi já faz uns 10 anos foi que controlar a minha rotina e o ritmo dela era essencial para a minha saúde mental. Antigamente, eu me sentia pressionado quando as pessoas me cobravam alguma coisa. Mas hoje eu entendo que, agora, são elas que têm que esperar o meu tempo.

E é claro que eu não estou fazendo corpo mole para entregar alguma informação. Eu estou dando o meu melhor, 100% do que eu posso. Mas eu não me pressiono mais no sentido de deixar as pessoas ditarem o meu ritmo.

E como é que isso se encaixa no meu dia a dia? Eu acordo, falo com os meus alunos, dedico umas 2 horas para isso, depois vou para a academia fazer musculação. E aí eu comecei a dar mais essas respostas para os meus alunos enquanto eu faço caminhadas na academia ou na praia.

Equilibrando Saúde e Trabalho

Essa foi uma maneira que eu encontrei para equilibrar a saúde com o trabalho. Isso ajuda a otimizar o meu tempo, não perder tempo fazendo somente uma atividade.

Acho que esse é o grande segredo das pessoas altamente produtivas. Elas conseguem engajar mais de um objetivo em uma mesma atividade. Então, por exemplo, no meu projeto de educação, eu estou colocando em prática um propósito que eu tenho, que é ajudar as pessoas a investirem melhor, mas isso não significa que monetizar é errado.

Então eu consigo ajudar as pessoas e, paralelamente, consigo monetizar outra parte da audiência que eu tenho. Ou seja, são dois objetivos que eu consigo atacar ao mesmo tempo. E isso me dá muito prazer. É uma satisfação muito grande.

O crescimento como investidor Tio Huli

Vitor Horvath: Qual é a diferença de desafios de um investidor iniciante e de um investidor já estabelecido? Conta para nós quais foram os obstáculos no início da sua jornada e compare com os obstáculos que você enfrenta hoje.

Tio Huli (Hulisses Dias): No começo, o grande desafio é você realmente viver o processo de acúmulo de patrimônio, lidar com a volatilidade, lidar com as incertezas do mercado. E você não consegue ver realmente o dinheiro trabalhando para você no início, porque a massa crítica ainda não é aquilo que você imagina.

E aí, depois de 15 ou 20 anos investindo, você começa a ver que o juro composto trabalha de uma maneira muito acelerada. Nesse caso, o grande desafio é você deixar de pensar no dinheiro e começar a pensar em termos percentuais. Isso quando chega em um patamar que você trabalha com capital maior. Se você começar a pensar que está perdendo um apartamento todo dia quando o mercado tem uma volatilidade, isso não faz bem para a tua cabeça. Não faz bem para o teu emocional.

Então você tem que se desligar do dinheiro e pensar realmente na performance do seu portfólio.

No meu caso, já com mais experiência atualmente, esse desafio psicológico é total. Mas, no início, o desafio também é psicológico, só que você não sabe. Você fica preso, achando que o desafio é técnico.

Tio Huli: Como Ganhar Retornos Acima do Mercado

Mas a técnica é simples. Eu já provei isso para as pessoas. Eu explico em 10 minutos como é uma técnica para você ganhar um retorno acima do mercado. Ter o mindset alinhado para isso, ter o teu emocional tranquilo é o essencial. Não adianta nada você ganhar rios de dinheiro, se você entregou a tua família em troca disso. Não adianta se você entregou a tua saúde ou a tua paz de espírito em troca disso.

Recentemente, eu estava falando com um amigo sobre como que hoje a gente é muito frio em relação aos ganhos e também em relação às perdas no mercado. E é exatamente quando você consegue ficar assim, frio mesmo, não deixar o teu emocional ir para cima nem para baixo, que você atingiu a maturidade no teu desempenho no mercado.

hulisses dias

Networking por Tio Huli

Vitor Horvath: O networking é parte crucial no desenvolvimento do investidor profissional. Conta para nós como ele se integra na sua estratégia empreendedora. Quais são os primeiros passos que você sugere para alguém no início da jornada?

Tio Huli (Hulisses Dias): Vai parecer até um pouco surpresa o que eu vou falar. Mas eu acho que o networking mais importante que você pode fazer no começo da sua carreira como investidor é com o seu assessor de investimentos.

A maioria das pessoas tem uma crença limitante de que o seu assessor não pode ganhar junto com você. Pensam até que ele está tomando o seu dinheiro. Porém, na verdade, quando o seu assessor de investimentos é bom, ele agrega demais para o seu resultado no final das contas.

E aí, na medida em que você vai evoluindo, você vai mudando o seu networking. Quando ele estiver consolidado com aquelas pessoas que servem para a sua carteira, você vai alterando para pessoas que vão te dar insights fora da curva.

Quando você começa a ter contato com investidores de maior calibre e eles começam a te mostrar outras visões. Isso sobre a relação como os produtos se encaixam em toda a cadeia do mercado financeiro. Você consegue entender quais são as suas vantagens no seu atual estágio.

Tio Huli e O Mito do Assessor de Investimentos

Tem gente que fica com a crença de escassez de que o assessor de investimentos não pode ganhar. Mas se o cara é bom no que faz, ele tem que ganhar sim. O importante é que ele dê o exemplo no sentido de ser transparente em relação ao que ele está ganhando. Também naquilo que ele está te oferecendo Overdelivery no serviço. Ele também vai te alertar sobre possíveis otimizações na tua carteira. Não em termos de posições, mas sim em termos de custos.

Embora eu não torne público quem é ele, tenho um respeito enorme pelo meu assessor de investimentos. E eu não torno público quem é porque o objetivo dele não é se fazer em cima do meu nome. Ele sabe da publicidade que eu posso gerar para ele. Ele quer sim continuar gerando valor de muita qualidade como ele sempre faz. Eu costumo brincar dizendo que ele nunca me decepcionou. Eu acho que essa relação tem que ser de troca, na qual você ganha e o seu assessor ganha também. Acho que esse é o tipo de relação mais saudável.

 


Tags:, , , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Inauguração do Hotel Indigo® na cidade natal de Shakespeare, Stratford-upon-Avon

Próximo Post

Here comes the sun!





Você também pode gostar de



1 Comentário

em 24/06/2019

Entrevista top, o entrevistado dispensa comentários. Tio Huli é um fenômeno!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Inauguração do Hotel Indigo® na cidade natal de Shakespeare, Stratford-upon-Avon

Em toda a propriedade, os hóspedes encontrarão uma seleção cuidadosamente escolhida de obras de arte contemporâneas,...

21/06/2019