Novidades

Entrevistamos a Líder Aviação sobre a tendência do Retrofit na customização de aeronaves

Destaques / Homepage / LifeStyle / Todos / Viagens / 04/09/2018

Entrevista sobre o serviço diferenciado de personalização e modernização de aviões conforme o gosto do cliente; e quatro razões para optar pela aviação executiva

A aeronave particular torna-se uma extensão da casa para quem conta com essa ferramenta para ganhar tempo e conforto no deslocamento. E por que não deixar esse ambiente personalizado e funcional para cada necessidade?
É o que muito proprietários de aeronaves vêm fazendo. Com mudanças que vão desde a revitalização do interior à instalação de sistema de entretenimento, a aviação executiva oferece serviços diferenciados de customização, mostrando como o retrofit é tendência no setor.

De acordo com Rodrigo Barbosa, diretor da Unidade de Manutenção Executiva da Líder Aviação, a customização é um diferencial para as aeronaves que estão há alguns anos no mercado e para quem deseja personalizar um modelo novo. “Para quem adquiriu uma aeronave seminova, por exemplo, a customização é uma forma de caracterizar o modelo à sua maneira ou até mesmo para deixa-lo mais moderno”, detalha. Entre as mudanças mais demandadas para o interior das aeronaves estão a troca de iluminação pelo LED – garantindo mais modernidade ao ambiente –, mudança do revestimento dos estofados e instalação de opções de sistema de entretenimento como som e telas. No King Air, por exemplo, é possível mudar a posição do bagageiro para acima da asa, abrigando cargas maiores, como prancha de surf, e liberando espaço interno para maior conforto durante o voo.

Além disso, a customização de uma aeronave pode se estender ao painel, com um upgrade de analógico para o digital. “O glass cockpit faz parte dessa modernização da aeronave e existem outras melhorias que podem não ser visíveis, mas importam para a operação. O upgrade de aviônicos pode tornar a operação mais segura, gerar economia de combustível, entre outros fatores”, afirma Rodrigo Barbosa.

A Líder conta com a parceria de um arquiteto que, com base nas principais tendências e nos desejos dos clientes, desenvolve layouts personalizados em 3D. A empresa conta ainda com uma oficina de pintura de aeronaves, mais uma forma de personalização.

Regulação pela ANAC
É fundamental que toda modificação esteja nas conformidades de segurança e que tenha aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “As modificações estruturais, como mudança da carga elétrica, exigem a aprovação do órgão oficial. Mas, hoje, há mudanças que empresas certificadas, como a Líder, podem realizar sem essa necessidade”, afirma Rodrigo Barbosa. Ele destaca que, seja qual for a customização, é essencial que tudo seja feito com materiais próprios para uso aeronáutico. “É uma questão de segurança. Não se pode fazer a pintura com tinta de carro, por exemplo. Nem mesmo utilizar materiais que elevem o risco de fogo a bordo. É fundamental procurar uma empresa idônea e que respeite, principalmente, a segurança”, alerta. Maior feira de aviação executiva Os serviços de customização e outros diferenciais da Líder Aviação podem ser conferidos de perto na 16ª Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), segunda maior feira de aviação executiva do mundo, que será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.


Baseado nessas informações, a Elite Magazine entrevistou Philipe Figueiredo, diretor de vendas e aquisições de aeronaves da Líder Aviação. Segue na íntegra.

1. Este ano a Líder completa 60 anos de história. Como a empresa conseguiu se reinventar durante tantos anos e ainda ser referência no mercado de aviação executiva?
Para a Líder, nada faz mais sentido do que falar do hoje! A empresa representa uma referência no mercado por sua capacidade inconfundível de evoluir com o tempo. Desde a sua fundação, em 1958, quando o comandante José Afonso Assumpção resolveu abrir sua própria empresa devida às más condições oferecidas pelos serviços de aviação da época, o trabalho da Líder sempre foi pautado em oferecer aos clientes a melhor experiência em aviação executiva. Afinal, a empresa surgiu de uma vocação para voar. Vocação esta que permitiu que a Líder fosse além dos serviços de fretamento de aeronaves. A expertise do Comandante José Afonso Assumpção e toda a sua visão do negócio corroborou para o crescimento da empresa ao oferecer soluções completas em aviação executiva por meio de serviços de manutenção, atendimento aeroportuário, operações de helicópteros onshore e offshore e venda e aquisições de aeronaves. A empresa conta ainda com treinamentos para pilotos, seguro aeronáutico e serviço de reparos de pás de helicópteros. Hoje, a Líder figura no país como a mais completa empresa de aviação executiva. Fruto de um constante trabalho de fazer a diferença em cada operação e da busca por inovação. Tudo isso para sempre ir de encontro com as necessidades do cliente, seja lá em 1958, agora e no futuro.

2. Como a Líder avalia a situação atual do mercado de aviação executiva no Brasil?
O mercado vem apresentando sinais de melhoria. Temos observado um aumento gradual na demanda dos serviços de aviação executiva, tanto em fretamento, manutenção, serviços aeroportuários e, principalmente, no que diz respeito à aquisição de aeronaves, sejam novas ou usadas. Podemos dizer que o crescimento dessas demandas aponta para um movimento de retomada da economia, uma vez que a aviação executiva é uma ferramenta de trabalho que possibilita encurtar distâncias, otimizar tempo, aumentar a produtividade e oferecer mais conforto e privacidade para que o executivo consiga se dedicar exclusivamente ao seu negócio.

3. Os mercados de aviação executiva e de luxo estão intrinsecamente ligados. O retrofit é um dos serviços da Líder que mais tem demonstrado isso. Como ele funciona?
As aeronaves particulares estão se tornando uma extensão de casa para pessoas que utilizam esse serviço para ganhar tempo e conforto no deslocamento. O serviço de retrofit da Líder veio exatamente para atender a esta demanda e muitos proprietários de aeronaves vêm solicitando este trabalho a partir de mudanças que vão desde a revitalização do interior à instalação de sistema de entretenimento. A customização é um diferencial para as aeronaves que estão há alguns anos no mercado e para quem deseja personalizar um modelo novo.  Para quem adquiriu uma aeronave seminova, por exemplo, a customização é uma forma de caracterizar o modelo à sua maneira ou até mesmo para deixa-lo mais moderno e com maior valor agregado. Entre as mudanças mais demandadas para o interior das aeronaves estão a troca de iluminação pelo LED – garantindo mais modernidade ao ambiente –, mudança do revestimento dos estofados e instalação de opções de sistema de entretenimento como som e telas. No King Air, por exemplo, é possível mudar a posição do bagageiro para acima da asa, abrigando cargas maiores e liberando espaço interno para maior conforto durante o voo. Além disso, a customização de uma aeronave pode se estender ao painel, com um upgrade de analógico para o digital. O glass cockpit faz parte dessa modernização da aeronave e existem outras melhorias que podem não ser visíveis, mas importam para a operação. O upgrade de aviônicos pode tornar a operação mais segura, gerar economia de combustível, entre outros fatoresA Líder conta com a parceria de um arquiteto que, com base nas principais tendências e nos desejos dos clientes, desenvolve layouts personalizados em 3D. Além disso, dispõe de uma oficina de pintura de aeronaves, em sua base de Brasília, mais uma forma de personalização. 

4. A empresa acaba de trazer ao Brasil o HondaJet Elite. Quais as novidades desse novo modelo de aeronave?
O HondaJet Elite é o jato o mais rápido, que voa a maior altitude, o mais silencioso e com a melhor eficiência em consumo de combustível na sua categoria. Para operações de longo alcance, o HondaJet Elite apresenta um ganho adicional de 17% (+396 Km) e uma otimização do fluxo de ar nos motores. Fato que possibilita uma redução significativa de ruído e torna ainda mais silenciosa a cabine da aeronave, proporcionando mais conforto aos passageiros. Além disso, o sistema aviônico está ainda mais avançado, incorporando funções adicionais de gerenciamento para um melhor planejamento de voo e funções automáticas de estabilidade e proteção que aumentam a segurança do voo e reduzem a carga de trabalho do piloto. A aeronave também minimiza o impacto ambiental ao oferecer a melhor eficiência de combustível em sua categoria, além de apresentar a melhor performance de velocidade, altitude e alcance entre os concorrentes diretos.

5. Como em todas as edições, a Líder marca mais uma vez presença na Labace. Qual a expectativa em relação à feira?
A Labace tem uma importância ímpar para o setor de aviação executiva e novos negócios e é um excelente momento para networking e negociações. Para este ano as novidades principais são a presença, pela primeira vez no Brasil, do HondaJet Elite, a nova versão da aeronave, e a apresentação do aplicativo Líder Aviação, que será lançado em setembro. A plataforma permitirá com que os usuários façam todo o processo de contratação de fretamento – inclusive o pagamento via cartão de crédito, verifiquem oportunidades de empty legs, iniciem processos de compra e venda de aeronaves, entre outras funcionalidades. A plataforma é pioneira entre os operadores de aviação executiva no Brasil e é mais uma opção de interação da empresa com os clientes. Além disso, o estande na Labace será assinado pela designer de interiores, Jóia Bergamo, oferecendo ao público todo conforto, praticidade e exclusividade que também são marcas registradas da aviação executiva. 

6. O que a parceria com a designer Joia Bergamo representa para a Líder?
Como falamos anteriormente, a Líder é referência no que diz respeito à customização. Poder aliar esse DNA da empresa com um stand assinado por uma das maiores designers de interiores do país é uma grande satisfação. A empresa estuda e conhece todas as preferências dos clientes e trabalha com a missão de levar essa personalização para todos os seus serviços. Como a customização é um diferencial, a parceria com Jóia Bergamo traduz este compromisso. 



Porquê aeronaves privadas fazem parte da rotina de profissionais bem sucedidos:
O Brasil conta com mais de 15 mil aeronaves particulares, de acordo com a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), o que representa a segunda maior frota global. Considerando apenas a aviação executiva, o país é o terceiro maior mercado mundial.
Entre os usuários desse serviço, grande parte é formada por pessoas que usam a aviação executiva como uma ferramenta de trabalho. Isso porque, sejam aeronaves próprias ou fretadas, elas oferecem uma série de vantagens a seus usuários. O diretor de vendas de aeronaves da
Líder Aviação, Philipe Figueiredo, enumerou os principais benefícios que a aviação executiva oferece. Confira:

– Eficiência
Algumas aeronaves executivas chegam a voar a uma velocidade superior à dos aviões comerciais. Mas o maior ganho de tempo está na agilidade em todas as etapas. “Experimente marcar quantos minutos ou horas você perde aguardando embarque e desembarque em uma
linha aérea comercial. De questões burocráticas à logística das bagagens, todo esse tempo pode ser convertido em produtividade e em negócios quando se utiliza a aviação executiva”, garante Philipe. Outra vantagem é a abrangência da aviação executiva. Segundo Abag, as linhas aéreas comerciais chegam a apenas 137 dos 3.665 aeródromos brasileiros, enquanto a aviação executiva pode ir a qualquer aeródromo homologado. “Em um país com dimensões continentais, saem na frente as empresas que podem contar com a agilidade e capilaridade que um avião particular proporciona”, ressalta Philipe.

– Flexibilidade
A aviação executiva oferece a seus usuários a possibilidade de cumprir agendas que não seriam possíveis se a viagem fosse feita em linhas aéreas regulares. “Você tem a possibilidade de estar em Florianópolis pela manhã, realizar reunião na hora do almoço em São Paulo e fechar um negócio em Fortaleza antes de o dia acabar”, exemplifica. O diretor explica ainda que, ao voar em uma aeronave privada, tem-se total controle da agenda, o que significa poder decolar a qualquer momento. “Se houver alguma mudança de última hora nos planos, basta informar a alteração na rota ou o horário de embarque e a tripulação estará pronta para decolar quando o proprietário quiser”.

– Conforto
Se, há alguns anos, o simples fato de voar era sinônimo de luxo, hoje a aviação executiva redefine o conceito de uma experiência exclusiva e customizada. “Conhecemos as todas as preferências dos clientes e não medimos esforços para que tudo esteja como eles esperam – da
temperatura da cabine e às preferências no momento do desembarque”, afirma Philipe. Quem opta por um serviço de bordo, por exemplo, pode escolher o que deseja, sem cardápio fechado ou embalagens lacradas a vácuo. “São pessoas que valorizam um ambiente em que possam relaxar, entreter-se ou mesmo continuar trabalhando durante a viagem”, acrescenta.

– Privacidade
Pessoas públicas e celebridades frequentemente sofrem com o inconveniente de chamar a atenção em viagens de avião. Para ter total privacidade, a aviação executiva é a melhor escolha. Nesse caso, os passageiros podem evitar os terminais comerciais e relaxar na Sala Vip do hangar, como se estivessem em casa ou no escritório. “Nossos clientes podem descansar em nossas instalações e embarcar quando quiserem, com toda tranquilidade”, explica Philipe.

Sobre a Líder Aviação

É a maior empresa de aviação executiva da América Latina.
Fundada há 60 anos, conta com 1.200 colaboradores e uma frota de mais de 60 aeronaves. Com presença em mais de 20 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, a empresa atua em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves; vendas de aeronaves; manutenção; atendimento aeroportuário e operações de helicópteros. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros. Acesse www.lideraviacao.com.br e saiba mais.


Tags:, , , , , , , , , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Ferrari, Lamborghini, Maserati e Rolls-Royce lançam novos modelos no Salão do Automóvel

Próximo Post

ONE&ONLY NYUNGWE HOUSE, EM RUANDA, ABRE SUAS PORTAS EM OUTUBRO





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Ferrari, Lamborghini, Maserati e Rolls-Royce lançam novos modelos no Salão do Automóvel

Os grandes lançamentos do Salão de Genebra com exclusividade no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo As...

04/09/2018