Novidades

Jaguar E-Type Zero: o carro elétrico mais bonito do mundo

Carros / Homepage / Objetos de Desejo / Todos / 22/09/2017

Aclamado no passado por Enzo Ferrari como “o carro mais bonito do mundo”, o Jaguar E-type agora combina sua beleza com zero emissões, pela primeira vez

A Jaguar Land Rover Classic apresentou o Jaguar E-type elétrico no Tech Fest, evento em Londres que ocorreu de 8 a 10 de setembro. Conhecido como E-type Zero, o modelo foi restaurado e adaptado na Jaguar Land Rover Classic Works em Coventry, não muito longe de onde o E-type original nasceu. 

Tim Hannig, diretor do Jaguar Land Rover Classic, disse: “O E-type Zero combina a reconhecida experiência dinâmica do E-type com um desempenho aprimorado por meio da eletrificação. Esta combinação única cria uma sensação de condução de tirar o fôlego. Nosso objetivo com o E-type Zero é estar na vanguarda dos carros clássicos funcionando no futuro. Estamos ansiosos para ver a reação de nossos clientes à medida que investigamos levar esse conceito ao mercado “.

jlrtechfestetypezerox1r4065070917

O E-type Zero não só se parece com um legitmo E-type, como também oferece um excelente desempenho. É mais rápido do que um E-type original: para fazer de 0-100km /h leva apenas 5,5 segundos, cerca de um segundo mais rápido do que um E-type Série 1.

Tim Hannig disse“Para combinar perfeitamente o novo motor elétrico do E-type Zero com a configuração dinâmica do E-type original, limitamos a saída de energia do veículo. Nós acreditamos que isso proporciona a experiência de condução ideal.”

O veículo Concept Zero, exibido no Tech Fest, é um Roadster Series 1.5 restaurado, totalmente original na especificação, com exceção, claro, do motor do século 21. Os faróis LED também são usados para alcançar a eficiência energética, mantendo o estilo do E-type Serie 1 original. 

Propulsor elétrico sob medida

Um motor elétrico de 220kW foi especialmente projetado para o Jaguar E-type Zero. Sua bateria de íons de lítio tem as mesmas dimensões e peso semelhante ao motor XK de seis cilindros usado no E-type original. Os especialistas responsáveis pelo desenvolvimento do motor elétrico asseguraram que ele será colocado exatamente no mesmo local que o motor XK. O propulsor elétrico (e a engrenagem de redução) fica logo atrás da bateria, no mesmo local da caixa de câmbio do E-type. Um novo eixo de transmissão envia energia para um diferencial de transferência. O peso total é 80kg menor do que o E-type original.

Usar força-motor elétrica com pesos e dimensões similares ao motor de gasolina significa que a estrutura do carro, incluindo suspensão e freios, não mudou, simplificando a conversão e a homologação. O veículo acelera, manobra e freia como um E-type original. A distribuição do peso dianteiro-traseiro é inalterada.

Tim Hannig disse: “Nós integramos o novo motor elétrico na estrutura do E-type,  o que significa que um motor convencional poderia ser reinstalado a qualquer momento. Pensamos que isso é essencial, pois assegura um período em que a Jaguar permanece autêntica ao seu DNA”.

O motor XK de seis cilindros, fabricado entre 1949 e 1992, esteve em quase todos os modelos icônicos da Jaguar desse período, incluindo o E-type, XK120, Mk2 e XJ6. O novo motor elétrico poderia ser usado em qualquer desses veículos.

“O carro mais bonito já fabricado”

O E-type, lançado em 1961, foi frequentemente eleito o carro mais bonito de todos os tempos, inclusive considerado assim por Enzo Ferrari.

O propulsor elétrico exclusivo do Concept Zero foi desenvolvido por um especialista em motores elétricos, em conjunto com os engenheiros da Jaguar Land Rover e dentro do briefing dado pela equipe da Jaguar Land Rover Classics. Ele usa algumas tecnologias e componentes do primeiro veículo de produção totalmente elétrico da Jaguar, o I-PACE.

O E-type Zero possui uma autonomia do “mundo real” de 270 km, ajudado pelo baixo peso e boa aerodinâmica. Ele usa uma bateria de 40kWh, que pode ser recarregada em casa durante a noite (normalmente de seis a sete horas, dependendo da fonte de energia).

Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido e possui duas marcas icônicas da indústria automotiva britânica. A Jaguar, com 80 anos de história, é a marca premium que mais cresce no Brasil e agora conta com uma nova geração completa de produtos composta por veículos esportivos, sedãs e SUV. E a Land Rover, que, desde 1948, é referência mundial em veículos todo terreno. Controlada pelo grupo indiano Tata Motors, a companhia conta com cerca de 40 mil colaboradores em todo o mundo e comercializa seus produtos em 170 países. A produção de veículos é centralizada no Reino Unido, com plantas adicionais na China, Índia, Eslováquia e Brasil, esta última localizada em Itatiaia, RJ. A fábrica brasileira é certificada com o ISO 14001, de acordo com os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental e com o ISO 9001 de Qualidade, demonstrando que o nível de operações da empresa no Brasil está entre os mais altos, mesmo antes de completar um ano de funcionamento. Presente há mais de 25 anos no país, a Jaguar Land Rover conta com 35 concessionários no país.

Facebook: www.facebook.com/jaguarbrasiloficial e www.facebook.com/landroverbr

Instagram: @landroverbr e @jaguarbrasil

YouTube: www.youtube.com/user/JaguarBrasilOficial e www.youtube.com/user/landroverbr

Twitter: @landrover_br

Snapchat: @landroverbr


Tags:, , , , , , , , , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

IberoStar chega a Portugal

Próximo Post

Seen lança brunch aos domingos com vista da cidade





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Mais histórias

IberoStar chega a Portugal

A empresa hoteleira aposta em Lisboa para reforçar a sua estratégia no segmento hotel de cidade com a abertura do seu primeiro...

20/09/2017