fbpx

Novidades

Páscoa: Produtos temáticos de Carmella Patisserie chegam a Casa Santa Luzia

Air Canada reforça as informações sobre a isenção de multas na remarcação de bilhetes emitidos

Episódio 2 | Emirates One&Only Wolgan Valley - superação e renascimento

Almofadas flutuantes na Galeria das Lonas

Prevenção COVID-19: como higienizar relógios e outros acessórios

Capezio Brasil apoia iniciativas com aulas de treino e dança em varandas e janelas de São Paulo

Dicas de como mudar a rotina em processo de quarentena

A resposta do Emirates Group ao COVID-19

Delivery | Bagatelle, Santo Pão, burger joint ny, Bottega Bernacca, e mais

ADEELA CROWN FAZ RESIDÊNCIA NO SPA DO HOTEL THE DORCHESTER OFERECENDO TRATAMENTOS EXCLUSIVOS

Bvlgari faz grande doação ao Hospital Lazzaro Spallanzani para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus

Bienna renova cardápio de pratos e drinks para temporada 2020

Dica de Páscoa: O melhor Bacalhau de Perdizes está no Macedo'S

HÔTEL DE PARIS MONTE-CARLO GANHA ESTRELA DO FORBES TRAVEL GUIDE

THE BEVERLY HILLS HOTEL INAUGURA BUNGALOW INSPIRADO EM CHARLIE CHAPLIN!

Sextou em casa? Djs criam uma playlist especial para aproveitar a chegada do fim de semana

EAST Miami Hotel: Sua Visita à Miami Será Inesquecível

Montblanc recebe celebridades em Nova York para o lançamento de acessórios inteligentes para viagem

BLTA SUGERE ATITUDES PARA TODOS SE MANTEREM SAUDÁVEIS DIANTE DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E DEFENDE POLÍTICAS MAIS FLEXÍVEIS PARA CANCELAMENTO DE VIAGENS FUTURAS

TAG Heuer lança seu novo smartwatch com evento em Nova York

Livro mostra como as redes sociais definem uma campanha política

Destaques / Homepage / LifeStyle / Todos / 11/02/2020

Concorrido lançamento na Livraria da Vila reuniu pesquisadores, marqueteiros, políticos, diplomatas, fashionistas e até ex-presidente

Agora o meme é a mensagem. A obra Campanhas Políticas nas Redes Sociais. Como Fazer Comunicação Digital com Eficiência (Matrix Editora), organizada pela cientista política Juliana Fratini, foi lançada com debate entre os autores e concorrida noite de autógrafos nesta terça (04/02/20), na Livraria da Vila, na alameda Lorena, nos Jardins. Na obra, a organizadora e mais 15 pesquisadores analisam como a internet revolucionou a relação entre comunicação e política. A internet arrebatou os corações e mentes dos eleitores e definiu o resultado das eleições, nos EUA, com a vitória de Donald Trump, em 2016, e no Brasil, em 2018, com a chegada de Jair Bolsonaro à presidência da República, e de desconhecidos como o empresário Romeu Zema ao governo de Minas Gerais e o juiz Wilson Witzel, no Rio de Janeiro. Desafios que se recolocam, no Brasil, em 2020, ano de eleições municipais.
Com financiamentos de campanha reduzidos e em tempos de atenção fragmentada, o candidato tem poucos segundos para fisgar o eleitor. Um meme nas redes sociais ou no whats app pode ter mais impacto que as mídias impressas tradicionais ou os enfadonhos debates de televisão.  Juliana Fratini – cientista política, especialista em Políticas Públicas e Finanças pela Universidade de Chicago – reúne 15 especialistas em comunicação, entre marqueteiros, intelectuais e políticos, de diferentes ideologias políticas e partidos, à direita e à esquerda, para analisar as redes sociais e seus impactos na maneira de se fazer comunicação política na contemporaneidade.
No prefácio, Juliana aponta como a internet mudou não só o olhar sobre a política, como também o equilíbrio de forças de cada personagem dentro do processo. As redes permitiram a construção de um relacionamento direto entre o candidato e o eleitorado. A comunicação se tornou mais personalista e menos dependente das instituições tradicionais (partidos, escolas, universidades, associações, sindicatos e imprensa); mais afetiva e menos racional; mais identitária (segmentada em grupos por afinidades étnicas, religiosas ou de gênero, como mulheres, negros, latinos, LGBTs, indígenas, fundamentalistas, nacionalistas, de tendências racistas e xenófobas); mais marcada pela estética do lacre e dos likes do que pelo diálogo.
Escândalos como robôs para inflar números, perfis falsos, fake news em massa para destruir reputações e vazamentos de dados sigilosos marcaram campanhas recentes. O primeiro grande escândalo foi sobre a atuação da empresa inglesa Cambridge Analytica, influenciando resultados na eleição de Donald Trump e na saída do Reino Unido do Brexit. Um dos fundadores da empresa foi Steve Bannon, ex-estrategista de Trump e apoiador da campanha de Jair Bolsonaro.  A Cambridge foi acusada de fraudar dados sigilosos de várias plataformas. Mark Zuckerberg, criador do Facebook, foi sabatinado no Congresso americano e teve de explicar o vazamento de mais de 87 milhões de dados.
Direcionada a estudantes, candidatos, políticos, jornalistas, profissionais de marketing, cientistas sociais e curiosos em geral, o livro traz artigos de 12 especialistas em marketing e comunicação (André Torretta, Camilo Borges, Edson Giusti, Elsinho Mouco, Keffin Gracher, Marcel Fukayama, Marcelo Vitorino, Mauricio Brusadin, Rafael Bergamo, Samantha Teixeira, Victor De Martino e Xico Graziano). Eles contam um pouco sobre os bastidores da comunicação digital em campanhas para candidatos de diferentes partidos e cargos, do Executivo ao Legislativo. Dora Kaufman (economista e doutora em redes digitais pela Escola de Comunicações e Artes da USP) e Rafael Araújo (filósofo, com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa) fazem reflexões sobre os novos modelos de persuasão e de inteligência artificial.  A deputada estadual Marina Helou (Rede-SP) conta como sua campanha baseada no tripé Rua, Redes e Rodas revelou-se bem-sucedida.
Como lembra a autora Juliana Fratini, a “sociedade do espetáculo” (termo do pensador e cineasta francês Guy Debord) pede também uma espetacularização da mídia, entretenimento mais para agradar a auditório do que a partidos. O desafio é transformar esse novo meio – a internet – em um fim que beneficie a democracia. 

Ficha técnica:
Título: Campanhas Políticas nas Redes Sociais. Como Fazer Comunicação Digital com Eficiência
Organização: Juliana Fratini
Editora Matrix, São Paulo, janeiro de 2020.
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 168
Preço: R$ 36,90
Onde comprar: nas principais livrarias do país
Vendas on-line: www.matrixeditora.com.br
Tel. 11 3868-2863


Tags:



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Carlo´s Bakery, tema da famosa série de TV Cake Boss, inaugura a terceira unidade da marca no Brasil

Próximo Post

Quatro dias de folia para aproveitar o melhor do Carnaval na Cidade Maravilhosa





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Carlo´s Bakery, tema da famosa série de TV Cake Boss, inaugura a terceira unidade da marca no Brasil

Vem aí! A Carlo´s Bakery, tema da famosa série de TV Cake Boss, inaugura a terceira unidade da marca no Brasil, dia 18 de fevereiro...

11/02/2020