Novidades

Morena Leite assina menu do Grand Mercure, no Rio

Destaques / Gastronomia / Homepage / Todos / Viagens / 03/03/2016

Chef do Grupo Capim Santo leva o melhor da culinária tropical brasileira para o Í Bistrô, localizado no terraço do hotel cinco estrelas, na Barra da Tijuca

Mar, montanha, floresta, sertão e Cerrado. Estes são os cinco biomas brasileiros que inspiram o cardápio assinado pela chef Morena Leite, do Grupo Capim Santo, para o Í Bistrô, restaurante inaugurado este ano no terraço do Hotel Grand Mercure Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. O espaço tem vista exclusiva para a Lagoa de Marapendi e o Maciço da Pedra Branca.

Criada em Trancoso (BA) e formada em Gastronomia pela Le Cordon Bleu, em Paris, Morena Leite utiliza técnicas da culinária francesa para criar receitas que combinem de forma inusitada ingredientes e temperos tipicamente brasileiros. Com cinco livros publicados sobre os sabores do Brasil, ganhou o prêmio de melhor livro de culinária do mundo no quesito inovação, na Suécia, com o primeiro volume de “Brasil – Ritmos e Receitas”. Este é o primeiro cardápio assinado pela chef em um restaurante no Rio de Janeiro. “Fiquei muito feliz com este convite. O Í Bistrô, no Grand Mercure, é superaconchegante, tem um visual incrível e o fato de ter apenas 30 lugares possibilita um desenho autoral em cada prato”, conta Morena.

Menu Morena Leite

O menu do “Í” foi inspirado no segundo volume do livro “Brasil – Ritmos e Receitas”, projeto que também será lançado em 2016 e que une gastronomia e música. Entre as criações, haverá opções de pratos como o Mignon de Leitoa, com canjiquinha de milho e que acompanha farofinha de amendoim com milho e açúcar mascavo, remetendo ao Cerrado e a Moqueca de Pirarucu com palmito pupunha e banana da terra servida com farofa de beiju, sabores que representam as florestas brasileiras. Já o mar poderá ser “saboreado” através da Grelha de Frutos do Mar. servida com nhoque de batata-doce roxa e acompanhado por uma farofa de aviú com camarão seco.

A cozinha do Í Bistrô também vai preparar os mais variados petiscos. Uma das opções são os churros de tapioca com vatapá de frutos do mar. Outra pedida é o canudinho de pato com molho de pitanga. Já nas sobremesas, haverá opções como bala de coco com baba de moça e um crème brûlée de jaca com sorbet de jenipapo.

O restaurante irá representar a cultura brasileira através dos mais diversos sabores do país, com um toque da criatividade tipicamente carioca. Exaltar as belezas e tesouros brasileiros, aliás, é a marca do Grand Mercure Rio de Janeiro, hotel cinco estrelas que oferece aos seus hóspedes o melhor das artes, design, cultura e culinária brasileira. O convite feito à chef Morena Leite, que ficará na supervisão do restaurante, se deve ao prestigiado trabalho da cozinheira, que há mais de 15 anos promove uma culinária saudável, genuinamente brasileira.

Responsável pelo Grupo Capim Santo, com um restaurante em Trancoso (que completou 30 anos em 2015) e outros quatro em São Paulo, Morena Leite foi apontada em 2001 como a grande chef da sua geração pela Veja São Paulo. Em 2011, o Capim Santo ganhou o prêmio de Melhor Cozinha Brasileira pela revista Go Where Gastronomia e, em 2014, a rede Santinho ganhou o prêmio de Melhor Refeição em Buffet, segundo o júri do especial Comer e Beber 2014-2015, da Veja SP.

chef morena leite_créditos Helena Castro

Chef Morena Leite

www.tbfoto.com.brACCOR - GRAND MERCURE RIO CENTRO - RIO DE JANE

Hotel Grand Mercure Rio


Tags:, , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

TripAdvisor lista: hotéis nas encostas mais incríveis

Próximo Post

St. Patrick's celebrado em 24 pubs de SP





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

TripAdvisor lista: hotéis nas encostas mais incríveis

TripAdvisor  apresenta a lista dos hotéis nas encostas mais incríveis ao redor do mundo Conheça as encostas mais...

03/03/2016