fbpx

Novidades

Que tal preparar uma ceia de Natal harmonizada com vinhos e espumantes?

Sem categoria / 11/12/2019

Sommelier da Porto a Porto em Brasília, Frederico Benjamim,
dá dicas para deixar sua Ceia mais especial

O fim do ano chegou e com ele as dúvidas de sempre: o quê preparar para a ceia de Natal? Peru, lombo, tender, chester, bacalhau, panetone, rabanadas e frutas secas são pratos típicos e deliciosos que não podem faltar nesta época, mas você pode surpreender seus convidados com um jantar todo harmonizado neste Natal. Com um pouco de criatividade você consegue uma ceia incrível, apetitosa e que vai fazer o maior sucesso entre familiares e amigos. Inovar nas refeições de final de ano é possível. Mas deixar totalmente de lado a tradição pode não ser a decisão mais acertada, já que estes pratos são normalmente servidos somente nesta época. Existem receitas que passam de geração para geração e que as pessoas esperam o ano inteiro, para comer novamente. Seguir a tradição dos sabores natalinos é bem interessante, mas dá pra dar um toque diferente combinando os pratos com os vinhos. Quem dá as dicas é Frederico Benjamim, sommelier da Porto a Porto.

No lugar da tradicional bacalhoada, que tal desfiá-lo e preparar uma bela salada com azeite, tomatinhos cereja, batatas bolinha, azeitonas e folhas de manjericão? O prato rende e sai bem mais em conta que o lombo do pescado assado inteiro. Para acompanhar, que tal um Filipa Pato 3B Rosé, um espumante da bairrada elaborado pelo método tradicional com as castas Baga e Bical.

Quem quiser dar uma incrementada no jantar, é só apostar numa bela salada com mix de folhas verdes, endívias, grão de bico, nozes e camarões. Além de enfeitar a mesa, vai super bem com o Lois branco, um vinho refrescante, com bom preço e muito fácil de beber. Quem gosta da mistura doce com salgado, basta acresentar uns cubinhos de manga. Depois, é só preparar um molho gostoso e servir na hora para temperar.

Se você é do tipo que gosta de praticidade, vale a pena deixar um couscuz marroquino pronto. Ele é um acompanhamento que dá um toque especial em qualquer jantar. Feito com frutas secas e castanhas, vai bem com qualquer tipo de carne ou ave. E não se esqueça que até o arroz pode ganhar cara nova. No lugar do tradiconal e já batido arroz com passas, abuse das amêndoas laminadas, castanhas do Pará e pistaches, que darão um toque gourmet, além do sabor especial. Para acompanhar, que tal o Nuestro 8 meses, um excelente Tempranillo da Ribeira del Duero.

As sobremesas também vão muto bem com bebidas. Para o clássico panetone e também para as rabanadas, que tal vinho do Porto? O Porto Messias Tawny acompanhará muito bem estes deliciosos clássicos. Todos esses vinhos e espumantes são encontrados em adegas, mercados e empórios da cidade. Então, mãos à obra. As ceias de Natal podem ser diferentes esse ano. Saúde!

Fotos: Gui Teixeira


Tags:



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Novidades de final de ano da Dorchester Collection

Próximo Post

Consórcio entre Mercedes-Benz e Bosch cria moderno Centro de Testes Veiculares em Iracemápolis





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Novidades de final de ano da Dorchester Collection

Neste final de ano, os hotéis da Dorchester Collection, preparam ofertas diferenciadas, além de atividades para seus hóspedes...

10/12/2019