Novidades

Thomas Troisgros e Bel Coelho juntos pela primeira vez no Olympe

Gastronomia / Homepage / Todos / 18/09/2017

Os chefs criaram o jantar “Heranças” com pratos inspirados em suas origens: França e Portugal

A convite de Thomas Troisgros, Bel Coelho aterrissa no Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de setembro para, juntos, fazerem um jantar inédito, a quatro mãos. No menu, uma sequência de pratos cuidadosamente selecionados, inspirados em suas origens, e que oferecem uma experiência única de aromas, sabores e texturas. Entre eles, pratos que fazem parte do menu Herança Portuguesa, servido atualmente no Clandestino, projeto gastronômico criado por Bel, em São Paulo. E o lado franco-contemporâneo de Thomas Troisgros, com receitas autorais, que exploram suas bases francesas com toques brasileiros.

Com sete etapas, o menu traz sugestões como: vieiras e vinagrete de café, camarão na brasa, feijão carioquinha com língua de boi, ameijoas à Bulhão Pato, Pirarucu à Braz (pirarucu seco com batata baroa, gema em baixa temperatura, chips de baroa e pó de azeitona), barriga de porco com purê de castanha portuguesa e repolho grelhado, além de toucinho do céu com figos, laranja, gelatina de água de flor de laranjeira e sorvete de iogurte de leite de ovelha.

Para acompanhar,

Integrante da quarta geração de um clã de chefs, Thomas Troisgros é, hoje, considerado expoente da gastronomia contemporânea. Primeiro da família a nascer fora da França, iniciou sua trajetória gastronômica aos 10 anos, na França, junto ao seu avô Pierre e ao tio Michel, com quem aprendeu a importância de valorizar os ingredientes da terra. As bases da gastronomia francesa se mantêm presentes na sua cozinha, mesclando-se a técnicas e inovações que o chef busca ao redor do mundo. Coleciona prêmios que vem conquistando desde 2009 e, hoje, além de comandar a cozinha dos restaurantes Olympe, CT Boucherie e CT Brasserie, todos do Grupo Troisgros Brasil, é dono da rede T.T. Burger.

Já Bel Coelho, oriunda de uma família de diplomatas com ascendência portuguesa, trabalhou ao lado de grandes nomes de gastronomia ao longo dos seus 18 anos de carreira. Pesquisadora inquieta da cultura brasileira e apresentadora do programa Receita de Viagem (TLC Discovery) lançou, em 2011, o Clandestino, espaço reservado para menus-degustação exclusivos.  Foi lá que, em 2012, criou o Menu Orixás, sucesso de público e crítica, e recebeu a indicação de melhor restaurante contemporâneo de São Paulo.

Sobre o Olympe:

Comandado pelo chef expoente da gastronomia contemporânea Thomas Troisgros, detentor de uma estrela no Guia Michelin e eleito entre os “100 Melhores Restaurantes do Mundo” e os “50 Melhores Restaurantes da América Latina”, o Olympe é o marco da integração evolutiva das culinárias francesa, brasileira e mundial. Thomas traz ao restaurante uma cozinha autoral com inspiração nas grandes tendências da gastronomia global. As bases da gastronomia francesa se mantêm presentes na cozinha de Thomas, mesclando-se a técnicas e inovações que o chef busca ao redor do mundo.

 

Sobre o Clandestino

O Clandestino surgiu de jantares intimistas que Bel Coelho costumava dar em casa para amigos e familiares. Ela cuidava de tudo, com muito carinho: do arranjo das flores, à mesa, à música. A cada temporada do Clandestino, que acontece em sua cozinha na Vila Madalena, Bel serve um Menu Degustação de 10 a 12 etapas, que muda conforme as suas novas inspirações. A ideia é que os comensais se entreguem às sensações propostas pela chef e tenham uma experiência gastronômica única. Com menu inspirado nos biomas brasileiros é resultado de meses de pesquisa buscando produtos nativos e receitas regionais.

Menu Herança

  1. Vieiras, vinagrete de Café(Thomas Troisgros)
  2. Ameijoas à Bulhão Pato – creme ameijoas, gelatina de vinho branco, gel de coentro e purê de pêra(Bel Coelho)
  3. Camarão na brasa, azedinha(Thomas Troisgros)
  4. Pirarucu à Braz – pirarucu seco com batata baroa, gema em baixa temperatura, chips de baroa e pó de azeitona preta(Bel Coelho)
  5. Feijão carioquinha, lingua de boi, consome de legumes tostados, lardo, broto de mostarda(Thomas Troisgros)
  6. Barriga de porco, purê de castanha portuguesa e repolho grelhado(Bel Coelho)
  7. Toucinho do céu com figos, laranja, gelatina de água de Flor de laranjeira e sorvete de iogurte de leite de ovelha(Bel Coelho)

Harmonização

Para acompanhar os pratos, vinhos selecionados serão harmonizados com cada sabor: os chilenos Quereu Chardonnay e o Falernia Pinot Noir D.O. Elqui Valley, o argentino Fabre Montmayou Reserva Cabernet Franc e o vinho do Porto Taylor’s, envelhecido por dez anos, irão deixar o momento ainda mais especial.

  • Quereu Chardonnay Vale Central Chile
  • Falernia Pinot Noir D.O. Valle de Elqui
  • Fabre Montmayou Reserva Cabernet
  • Porto Taylors 10 anos

Valor: R$ 650 (com harmonização de vinhos)

Data: 27 e 28 de setembro

Horário: A partir de 19h30

Reservas: 2537-8582

Local: Olympe – Rua Custódio Serrão, 62. Jardim Botânicowww.troisgrosbrasil.com.br


Tags:, , , , , , , , , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Latin America’s 50 Best Restaurants 2017 acontece em Bogotá, dia 24 de outubro

Próximo Post

Luxo e requinte na Ilha da Madeira





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Mais histórias

Latin America’s 50 Best Restaurants 2017 acontece em Bogotá, dia 24 de outubro

O Latin America’s 50 Best Restaurants comemora seu quinto ano celebrando a riqueza e a diversidade da tradição regional A...

14/09/2017