fbpx

Novidades

Inhotim divulga data de reabertura

​Zampe lança nova coleção com campanha e desfile

Hilton Copacabana reabre suas portas no coração do Rio de Janeiro

Shopping Pátio Batel comemora 7 anos e lança "Pátio Batel Inspira"

Audi inicia pré-venda dos esportivos RS 6, RS 7, RS Q3, RS Q3 Sportback e RS Q8 todos personalizáveis pelo cliente direto da fábrica

Papila Deli expande cardápio da linha Papila Wok e lança menu de sanduíches

Morretes Chef: principal evento gastronômico do litoral paranaense chega a sua última semana

Cana Brava All Inclusive Resort celebra duas premiações da RCI Brasil

Do Havaí para o mundo: Nespresso apresenta Edição Limitada com grãos raros

Campos do Jordão ganha nova pousada premium Vila Natal - Art Galery

Hotel Tierra Chiloé lança experiência imersiva de viagem

No Dia do Hobbit, conheça locações e paisagens na Nova Zelândia que foram cenário para os filmes baseados na obra de JRR Tolkien

Le Meurice inaugura a Maison Valmont

Bacio di Latte e Lancôme se unem em ação inédita para Dia do Sorvete

Colcci e Holding Clube se unem para projeto digital da marca Nº1

Santuário do Caraça é exemplo de preservação do meio ambiente

Empreendedorismo de ELITE: Tyler LaMotte (Jackson Hole Mountain Resort)

Nova coleção TAG Heuer Carrera eleva o cronógrafo original de corridas a novos níveis de luxo

Hendrick’s Gin e Sip Lovers proporcionam venda de coquetéis engarrafados

Slaviero Hotéis anuncia novo hotel no portfólio em São Paulo

Thomas Troisgros se inspira no Programa Ouro Verde Bahia, para suas criações

Gastronomia / Todos / Viagens / 16/11/2017

Uma das maiores iniciativas de desenvolvimento sustentável do Grupo no mundo fica no sul da Bahia

O chef Thomas Troisgros foi escolhido pela Michelin para ser embaixador do Programa Ouro Verde Bahia, que fica ao sul de Ilhéus. Uma das maiores iniciativas sustentáveis da empresa no mundo, o programa contribui para o desenvolvimento do cultivo de seringueira e para o aumento da produção de cacau e banana por agricultores familiares da região.

Lá, o chef provou ingredientes típicos locais. “É incrível conhecer um lugar como esse, fico impressionado com a nossa biodiversidade e com tudo que vem da nossa terra. No Programa Michelin Ouro Verde Bahia tive a oportunidade de comer pela primeira vez o coco da piaçava. E esse fruto tem uma história interessante. A carne do coco, que é bem fibrosa, era usada pelos escravos, ela era ralada e eles faziam uma espécie de mingau, que muitas vezes era seu único alimento durante dias. Também comi pimenta Jamaica, cravo e quiabo – tudo direto do pé. Provei rambutã, uma fruta vermelha que é uma espécie de prima da lichia. E tomei caipirinha de cacau, um dos frutos típicos da região”, conta Thomas Troisgros.

O resultado da viagem não poderia ser diferente: as inspirações deram origem a quatro pratos para seu premiado Olympe, uma homenagem a esta iniciativa da Michelin. As criações ficarão em cartaz até o final de outubro, com as sugestões se revezando de acordo com ingredientes mais frescos do dia.

Pratos Michelin POVB

Polvo com quiabo e vinagrete de café

Olympe_Michelin POVB_Polvo com quiabo e vinagrete de café_foto Guiga Lessa

Robalo, molho de acerola e leite de coco, palmito assado

Olympe_Michelin POVB_Robalo, Molho de Acerola_foto Guiga Lessa

Macaron de cupuaçu, ganache, sorvete de baunilha

Olympe_Michelin POVB_Macaron de Cupuaçu, Ganache e sorvete de baunilha,_foto Guiga Lessa

Os pratos seguem a filosofia do restaurante de mesclar ingredientes brasileiros com técnicas francesas, sempre com os produtos mais exclusivos e frescos do mercado diário.

Sobre a Michelin
A missão da Michelin, líder do setor dos pneus, é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Por esta razão, o Grupo fabrica, comercializa e distribui pneus para todo o tipo de veículos. A Michelin propõe igualmente serviços digitais inovadores, como a gestão telemática de frotas de veículos e ferramentas de ajuda à mobilidade. De igual forma, edita guias turísticos, de hotéis e restaurantes, mapas e atlas de estradas. O Grupo, que tem a sua sede em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 111.700 pessoas em todo o mundo e dispõe de 68 centros de produção implantados em 17 países diferentes que, em conjunto, fabricaram 187 milhões de pneus em 2016.

Sobre o Programa Ouro Verde Bahia:
O programa Ouro Verde Bahia, do qual Thomas é embaixador, é uma das maiores iniciativas sustentáveis da Michelin no mundo. Foi implementado em 2004 pela Michelin. Em 2006 rendeu novos frutos como a Reserva Ecológica Michelin, que protege e restaura uma das áreas de Mata Atlântica mais ameaçadas do planeta, e o Centro de Estudos da Biodiversidade, um dos centros de pesquisa sobre a Mata Atlântica mais ativos do mundo (para ter ideia são 94 pesquisas concluídas, 13 em andamento e 78 publicações científicas). Referência mundial para a comunidade científica, o local recebeu há 10 anos o replantio de seringueiras e, para a população ser autossustentável, o plantio de cacau e banana. Lá foram catalogadas várias espécies de frutas nativas brasileiras que, até então, eram desconhecidas.

No âmbito econômico, são mais de 1.300 famílias de agricultores em mais de 50 municípios de todo o Estado da Bahia beneficiadas de alguma forma pelo POVB. Eles lidam com a borracha, o cacau e a banana. Uma ação que vai além da proteção ao meio ambiente. Gera empregos e desenvolvimento para uma das regiões mais carentes do país.

Sobre o Olympe:
Comandado pelo chef expoente da gastronomia contemporânea Thomas Troisgros, detentor de uma estrela no Guia Michelin e eleito entre os “100 Melhores Restaurantes do Mundo” e os “50 Melhores Restaurantes da América Latina”, o Olympe traz a integração da culinária francesa contemporânea com influências brasileiras e mundiais. Thomas traz ao restaurante uma cozinha autoral com inspiração nas suas heranças familiares e referências multiculturais que garimpa ao redor do mundo. O menu reúne uma experiência única de aromas, sabores e texturas.


Tags:, , , , , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Novo Audi A8 recebe sistema de navegação da HERE Technologies

Próximo Post

Hotel Plymouth: desfrute daquilo que Miami tem de melhor





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Novo Audi A8 recebe sistema de navegação da HERE Technologies

Mais rápido, preciso e intuitivo, sistema permite ao motorista definir rota remotamente HERE location technology powering...

16/11/2017