Novidades

Toque de Mestre

Destaques / Gastronomia / Homepage / Todos / 12/03/2019

Enrique Tirado, famoso enólogo de Don Melchor comandará degustações das safras 2015 e 2016 do icônico rótulo da Concha Y Toro, no Rio e em Brasilia

O que tem em comum Jean-Claude Ellena, o “nariz” e grande perfumista da Maison Hermès, o grande estilista Christian Dior, criador da lendária Dior e o famoso enólogo Enrique Tirado? Os três “ mestres” elevaram suas criações ao Olimpo internacional. Ellena fez dos perfumes da Hermès eternos objetos do desejo ( Un Jardin Sur Le Nil, Terre D’Hermés, Eau de Merveilles, apenas citando alguns, são clássicos que ninguém esquece ). Dior redefiniu o luxo da alta costura feminina, sendo o estilista mais cultuado e admirado, referência em elegância e refinamento, inspirando outros grandes nomes que o sucederam, caso de Ives St.Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré e John Galliano.

A Enrique Tirado é creditado o feito de colocar Don Melchor como o primeiro super vinho chileno mais aclamado e premiado ajudando a posicionar os rótulos chilenos no cenário global. O fato é acentuado pela revista britânica Decanter, ao destacar a decisão da vinícola Concha Y Toro em apostar na elaboração de um vinho de alta gama, quando o Chile ainda não contava com nenhum vinho desta categoria.  A partir da próxima semana,  as mais recentes criações de Enrique Tirado – as safras 2015 e 2016 de Don Melchor – poderão ser degustadas em cidades como Rio e Brasília, com a presença do ilustre enólogo. No Rio, ele estará nos dias 12 e 13, em wine dinners comandados pela Adega Hara, na Barra da Tijuca e pela Bergut Castelo, no Centro. Em Brasília, faz rápida visita aos principais clientes e mercado local, no dia 14 de março. 

As “coleções” 2015 e 2016

Se estilistas famosos celebram coleções icônicas que ficam para a história da moda e perfumistas, por sua vez, aceleram vendas de frascos e marcas das maisons mais desejadas no mercado de luxo, enólogos também comemoram o sucesso de suas premiadas safras. Caso da Safra 2015 de Don Melchor, que segundo Enrique Tirado é uma de suas melhores colheitas até então,  e expressa o que há de mais genuíno de Puente Alto – seu terroir. Precipitações mais baixas e pouca umidade no solo deram luz a um ciclo virtuoso de brotação. Segundo Tirado, mudanças de temperatura e alterações climáticas – elementos importantes para a qualidade da uva – contribuiram para uniformidade dos frutos, concentração de taninos, sabores e aromas. Com grande potencial de guarda e apesar de jovem, Don Melchor 2015 alcançou ao mesmo tempo complexidade, elegância, delicadeza e equilíbrio. Uma obra de arte.

Não fez por menos a safra 2016. Ela celebra trinta safras e mantém a tradição de Don Melchor entre os mais consagrados Cabernet Sauvignon do mundo. Ao longo destas três décadas o espírito permanente por trás  de Don Melchor tem sido buscar a expressão de um Cabernet Sauvignon proveniente de um terroir excepcional como é o vinhedo de Puente Alto, no vale do Alto Maipo.  Desde seu princípio, Don Melchor procurou concorrer com os melhores vinhos do mundo, mostrando o grande potencial do Chile como produtor de vinhos de alta gama e chegando a se transformar em uma verdadeira referência da cepa em nível global.

Características técnicas das safras  

Don Melchor 2015 foi produzido com 92% Cabernet Sauvignon, 7% Cabernet Franc, 1% Petit Verdot e descansou 15 meses em barris de carvalho francês (69% novos e 31% de segundo uso). A safra caracterizou-se por maior precipitação do que de costume, concentrada principalmente no inverno. O tempo seco e quente de novembro permitiu floração e vingamento adequados. O processo de amadurecimento foi parelho, resultando em uma safra com ótimos sabores e aromas. De coloração cereja e vermelho profundo, o vinho traz notas de frutas vermelhas mescladas delicadamente com notas minerais, sugerindo cinzas frias e grafite. Em boca, revela textura fina e delicada, e mostra-se amplo e profundo, com um ataque suave e sutil, seguido de uma evolução intensa. Seu teor alcólico alcança 14,3%.

Don Melchor 2016 foi produzido com 93% Cabernet Sauvignon, 3% Cabernet Franc, 3% Petit Verdot, 1% Merlot e descansou 14 meses em barris de carvalho francês (55% novos e 45% de segundo uso). Temperaturas inferiores às da anterior, marcaram esta safra, também influenciada pelo fenômeno El Niño. Os solos pedregosos de Puente Alto contribuíram para a drenagem das chuvas no período de colheita, permitindo um amadurecimento equilibrado. De vermelho escuro profundo, este vinho esbanja elegância e fineza, e apresenta importante expressão aromática, na qual se destacam notas de frutas vermelhas pequenas. Em boca, um ataque suave que se perpetua com um perfeito equilíbrio de sabores e um final de boa duração, com destaque para taninos delicados e equilibrados. Teor alcóolico de 14%.

Sobre Don Melchor – O vinhedo Don Melchor tem desempenhado importante papel na história moderna do vinho chileno. Localizado na Cordilheira dos Andes, margem norte do Rio Maipo, no Vale do Maipo, a 650 metros acima do nível do mar, o vinhedo remonta a meados do século XIX, quando as primeiras variedades francesas pré-filoxera foram importadas da França. Atualmente é formado por 127 hectares, divididos em sete lotes, dos quais 90% correspondem à Cabernet Sauvignon, 7,1% à Cabernet Franc, 1,9% à Merlot, e 1% à Petit Verdot.

Quem é Enrique Tirado – O enólogo Enrique Tirado desenvolveu uma longa e distinta trajetória na Vinícola Concha Y Toro. Ingressou em 1993 como encarregado das marcas premium da companhia, e a partir daí assumiu como enólogo gerente, a responsabilidade pelas marcas super premium e ultra Premium, incluindo Don Melchor. Foi sua extraordinária sensibilidade enológica, junto com seu incansável rigor, dedicação e estudo dos diferentes terroirs, que o permitiu ser designando em 1997 enólogo exclusivo de Don Melchor, o vinho ícone proveniente do destacado e reconhecido vinhedo de Puente Alto, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, na margem norte do Rio Maipo.


Tags:, , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

TIRADENTES REVIVE AS TRADIÇÕES DA SEMANA SANTA COM PROCISSÕES E MISSAS CANTADAS DURANTE TODA A QUARESMA

Próximo Post

Famosos prestigiam Camarote Allegria na Marques de Sapucaí





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

TIRADENTES REVIVE AS TRADIÇÕES DA SEMANA SANTA COM PROCISSÕES E MISSAS CANTADAS DURANTE TODA A QUARESMA

Com igrejas seculares e inúmeras relíquias do catolicismo, a histórica cidade mineira celebra a morte e a ressureição...

12/03/2019