fbpx

Novidades

Vacheron Constantin homenageia o Ano do Macaco

Destaques / Homepage / LifeStyle / Objetos de Desejo / Todos / 02/02/2016

Vacheron Constantin homenageia o Ano do Macaco

O Macaco, animal mais auspicioso do horóscopo chinês, irá substituir o signo da Cabra a partir de 8 de fevereiro de 2016. Para marcar a ocasião, a relojoaria suíça Vacheron Constantin apresenta duas novas criações de relógios feitos com esmaltagem e gravura para completar a coleção Zodíaco Chinês que já consta com homenagens aos animais Serpente, Cavalo e Cabra. 

O corte de papel no cruzamento das culturas ocidental e oriental

A China é um país com o qual a Vacheron Constantin começou a estabelecer uma relação baseada na confiança desde 1845. O país oriental também é conhecido por inúmeras descobertas, inclusive a invenção do papel. Iniciou também a arte de cortar papel – ou Jianzhi – uma técnica que aparece na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Esculpida em um papel de acordo com os princípios de Jianzhi, os animais do zodíaco chinês são um magnífico exemplo da arte de jogar com os espaços cheios e vazios. A Vacheron Constantin enfrentou esse desafio, adaptando-o ao campo da relojoaria graças à habilidade dos seus artesãos especializados.  Mestres artesãos responsáveis pela gravação e pela esmaltagem trabalharam juntos alternadamente no relógio do Ano do Macaco. Foram criadas apenas 12 peças em ouro rosa e 12 em platina. A linha é uma série limitada disponível exclusivamente nas boutiques da Vacheron Constantin. 

A aliança contemporânea da arte tradicional em um mostrador magnífico

A estampa de folhas que aparece no mostrador do Vacheron Constantin é um clássico da iconografia chinesa e está gravada diretamente no metal. O desenho permanece semi-incorporado e destaca-se da sua base de ouro por uma sutil decoração de diversos relevos, criando um efeito de profundidade. As flores de madressilva levantadas parecem flutuar sobre o mostrador. Com a gravação do macaco, cujos detalhes medem uma mera fração de milímetro, o artesão dá uma expressão tangível à visão artística por trás desta criação.

Depois vem o estágio da esmaltagem Grand Feu Vacheron Constantin, técnica criada em Genebra e restrita a um número muito pequeno de artesãos. Ao aplicar o esmalte em várias camadas, o artesão aumenta ainda mais a intensidade visual dos tons de azul e bronze do mostrador. É preciso manter controle minucioso da cor e das reações provocadas pelo processo de queima – que ocorre em um forno à temperatura de 800º a 900º C. A camada final de esmalte é então aplicada logo antes de uma operação de queima final, que vitrifica o mostrador e dá um efeito de brilho acetinado, que confere mais definição ao motivo floral. 

Making of the legend of the Chinese Zodiac 2016 - year of the monkey

O macaco, feito de platina ou ouro, é delicadamente aplicado ao centro do mostrador, visível através do cristal de safira.

A coleção Métiers d’Art A Lenda do Zodíaco Chinês conta com o calibre 2460 G4. O relógio não tem ponteiros. As horas, minutos, dia e data são apresentados por meio de quatro displays no mostrador. Todas as suas peças têm acabamento sofisticado, que atende aos critérios estabelecidos pelo Selo de Genebra – um dos maiores símbolos da relojoaria criado em 1886 e reconhecido em todo o mundo.

The Legend of the Chinese Zodiac - 2016 the year of the monkey

The legend of the Chinese Zodiac - 2016 Year of the Monkey

The legend of the Chinese Zodiac - 2016 Year of the Monkey


Tags:, , , , , , , , , , , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Camarote Salvador: programação musical para 2016

Próximo Post

Gelato Boutique surpreende pela decoração e gelatos autorais





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Camarote Salvador: programação musical para 2016

Camarote Salvador: DJs internacionais e nacionais na Boate, além de grupos e músicos de diferentes estilos da música brasileira...

01/02/2016