Novidades

Muito além de supermáquinas: Salão do Automóvel debate mudanças da mobilidade urbana

Réveillon em grande estilo no Txai Itacaré

Referência no turismo e hotelaria, grupo Royal Palm Hotels & Resorts é finalista em quatro categorias do Prêmio Caio 2018

LAND ROVER COMPLETA 70 ANOS – CONHEÇA NOVE FATOS MARCANTES DESSA HISTÓRIA DE SUCESSO

Restaurante Japonês em Pinheiros: Conheça o Kame Kami

Agência de viagens indica 5 estações de esqui para curtir as semanas LGBTQI nos Estados Unidos e Canadá

Trabuca Bar :: mês de novembro agitado, com direito a carnaval fora de época!

Ponta dos Ganchos apresenta seu Réveillon exclusivo para hóspedes

Honda lança a linha 2019 do Civic Geração 10

Moët & Chandon faz parceria exclusiva com Iguatemi São Paulo e relança o Atelier Moët

Eden Roc Miami Beach é repaginado e ganha nova experiência de marca

Porsche estabelece novo recorde de volta em Nürburgring-Nordschleife

Smirnoff procura a melhor caipiroska do Brasil

Salão do Automóvel é oportunidade única para quem quer testar carros elétricos e híbridos

Pra não dizer que não falei de flores (e relva, e alcachofras, e frutas ou até mesmo de lendas)

JAPAN HOUSE São Paulo apresenta universo da moda do futuro em A LIGHT UN LIGHT

Um monumento nacional transformado em um hotel de luxo no bairro mais trendy de Amsterdã

3ª edição do jantar beneficente Essência Bela

Salão do Automóvel abre suas portas nesta quinta-feira

SKY fez o primeiro vôo para o Brasil esta semana

Volvo Cars apresenta o híbrido XC60 T8

Carros / Destaques / Homepage / Todos / 01/11/2018

Volvo Cars apresenta o híbrido XC60 T8

  • Em versão R-Design, modelo é o mais rápido e potente de sua categoria
  • Veículo é acompanhado de diversos itens de tecnologia e segurança
  • SUV é o único entre seus concorrentes a oferecer direção semiautônoma
  • Com esse lançamento, a marca reforça sua estratégia de eletrificação

Para completar a linha 2019 do utilitário esportivo XC60, a Volvo Cars destinou para a versão esportiva R-Design seu powertrain mais poderoso. Assim, a fabricante sueca, que abriu recentemente a pré-venda do XC60 T8 no Brasil, apresenta seu segundo modelo híbrido, equipado com motor de 407 hp.

Se a potência surpreende para um veículo dessa categoria, o torque não fica atrás: são 640 N.m, entre 2.200 rpm e 5.400 rpm. Para chegar a esse resultado, o SUV alia o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros de 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, que apresenta torque instantâneo nas rodas traseiras. Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 10,4 Kwh.

Os números desse propulsor geram um desempenho arrebatador e digno de carro esportivo, afinal, mesmo com 2.174 kg, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Trata-se do modelo mais rápido e potente de sua categoria.

O controle dinâmico do modelo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem, além de oferecer melhor distribuição de peso.

Compatível no modo plug-in, o novo veículo híbrido se junta ao XC90 T8, lançado em 2017 no país, para aumentar a gama eletrificada da marca e oferecer ao consumidor uma combinação inigualável em um modelo premium: potência, luxo, tecnologia, segurança, baixo consumo e reduzido nível de emissão.

Design ainda mais esportivo

A forte personalidade da dianteira é expressada pela grade e para-choques exclusivos da versão, além do mais avançado sistema de iluminação do segmento. O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis:

  • Automatic Bending Lights (ABL): faróis auto-direcionais que acompanham o giro do volante para melhorar a iluminação nas curvas. A inclinação do facho do farol pode chegar a até 30º;
    • Active High Beam (AHB): os faróis possuem um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido;
    • Nivelamento automático: o facho do farol mantém automaticamente a posição adequada, de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo;
    • Daytime Running Lights (DRL) e acendimento automático: desenhadas no formato “T” (martelo de Thor), a luz de posição diurna contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. O sensor de iluminação e detecção de túnel ativa de forma automática o farol baixo em caso de situações de baixa iluminação.

A esportividade na traseira também está presente com spoiler exclusivo e saída dupla do escapamento cromada e integrada ao para-choque. O conjunto ótico elevado que caracteriza o modelo conta com feixes de LED e tem desenho marcante que se prolonga na tampa do porta-malas.

Dirigibilidade refinada

O XC60 T8 conta com três novos modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição:

  • PURE:condução econômica para uso urbano
    Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.
  • HYBRID:uso cotidiano
    É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.
  • POWER:condução esportiva
    O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução mais específicos:

AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica;

OFF ROAD: função que envolve o controle de descida em declives (HDC), ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h;

INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel e características do grupo propulsor, entre outros. Dessa forma, o XC60 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras.

Um modelo diferente de qualquer outro XC60

Por suas características, o XC60 T8 incorpora outras modificações sensíveis ao consumidor. Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors®.

A transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica e com nova função. A posição B auxilia na frenagem do freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.

A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora novas funções, como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada. A tela central de 9 polegadas e sensível ao toque também agrega novas informações, possibilitando ao condutor observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido quanto à utilização dos motores elétrico e a combustão, seus consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes. Duas novas funções estão disponíveis na tela central:

  • HOLD: permite ao condutor “guardar” a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel;
  • CHARGE: aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um “gerador de energia”.

O XC60 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, porém, com maior tempo para a recarga.

A inovação do modelo se reflete também na oferta do Pilot Assist, sendo o único SUV de sua categoria com direção semiautônoma, recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h.

O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. O assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.

Um interior sofisticadamente esportivo

O interior do XC60 T8 utiliza materiais naturais e luxuosos por toda a cabine. Metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo.

Os passageiros desfrutam de um interior requintado, com bancos esportivos revestidos em couro e nobuck. Os assentos dianteiros contam com regulagem elétrica de posição, do extensor e do suporte lombar, além de memória.

Devidamente posicionado, o motorista comanda o XC60 T8 por meio do volante esportivo R-Design revestido de couro e dos paddle shifts, que garantem uma condução ainda mais dinâmica do veículo. Jogo de tapetes, pedais e soleira exclusivos completam os demais itens de esportividade da cabine.

Conectividade de última geração

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

O sistema de áudio é superior. Trata-se de um Harman Kardon, com 13 alto-falantes e subwoofer de 600 watts.

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Segurança de referência mundial

Além de ter sido escolhido o Carro Mundial do Ano, no Salão do Automóvel de Nova York, o XC60 alcançou 98% de proteção para adultos nos testes de impacto promovidos pelo EuroNCAP, a maior nota de um modelo avaliado em 2017. A versão híbrida do utilitário esportivo não poderia ser diferente.

O XC60 T8 R-Design dispõe da mais completa tecnologia para evitar acidentes. Equipado com o inovador City Safety de segunda geração, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

O SUV também disponibiliza assentos infantis integrados no banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Outro sistema importante é o de proteção em saída de estrada (Run Off Road), que registra situações em que o carro está prestes a sair da via por distração do motorista ou até mesmo condições de baixa visibilidade. Essa tecnologia age para reposicionar o veículo de volta à faixa de rolagem esterçando levemente o volante. Se a manobra não surtir o efeito desejado, o modelo inicia uma série de ações para proteger os ocupantes: pré-tensionamento dos cintos de segurança, preparação do sistema de absorção de impactos na estrutura dos bancos dianteiros e, finalmente, o pedal de freio é destravado no ato da colisão para evitar o impacto nas pernas do motorista.

O modelo também apresenta dois recursos inovadores de segurança:

  • Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;
    • Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

O XC60 T8 R-Design dispõe ainda de alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e uma função bastante cômoda no dia a dia: abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque.

O XC60 T8 R-Design está sendo vendido por R$ 299.950 durante o período de pré-venda. A linha 2019 do utilitário esportivo mais vendido da história da Volvo oferece ainda outras duas opções de motores: T5 (254 hp a gasolina) e D5 (235 hp a diesel)


Sobre a Volvo Cars no Brasil
A fabricante sueca de carros premium é uma das marcas mais conhecidas e respeitadas no mundo. Com produção global – Europa, Ásia e América do Norte – de veículos reconhecidos pelo luxo, inovação, tecnologia e segurança, vive forte momento de crescimento no mundo, assim como no Brasil. Entre janeiro e agosto de 2018, comercializou 4.054 automóveis, um crescimento de 85% em relação ao mesmo período de 2017. Com uma linha completa de utilitários esportivos, é líder com do segmento com o XC90 (alta de 110%, de 275 para 579 unidades), consolidou o XC60 como referência entre os veículos médios (cresceu 16,5%, com 1.760 unidades) e tem no XC40 um sucesso instantâneo com 1.262 unidades comercializadas desde abril. A marca espera fechar 2018 com mais de 6 mil carros vendidos, assim, quase dobrando seu volume em relação ao ano anterior.


Tags:, ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Istambul é a nova coleção da Le Lis Blanc Casa

Próximo Post

Diga "SIM" em Sunny Isles Beach, o segredo de casamento mais bem guardado de Miami





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Istambul é a nova coleção da Le Lis Blanc Casa

Le Lis Blanc lança sua nova linha CASA, inspirada em Istambul A coleção que chega às lojas em setembro, faz parte dos lançamentos...

01/11/2018