fbpx

Novidades

Wine Weekend Summer é sinônimo de sustentabilidade

Destaques / Homepage / Todos / 29/11/2019

Evento do setor de vinhos apoia a iniciativa projeto Rolha Verde

Um dos pilares que fortificam a Wine Weekend Summer 2019 é sua preocupação com o meio ambiente. Ao tratarmos de vinhos, sabemos que o vidro, matéria prima das garrafas, é reciclável, mas e a rolha? A cortiça, componente que produz as rolhas de vidros, não é reciclada no Brasil. A grande maioria da população não deve ter conhecimento que o material tem um alto potencial para ser utilizado na criação de produtos, principalmente de artesanatos.

Sabendo da importância de grandes empresas que contribuem para a conscientização da população é que, a Wine Weekend Summer tem uma consolidada parceria com o projeto Rolha Verde, fundado pela organizadora da Wine Weekend Summer, Zoraida Lobato que implantou a iniciativa do projeto Green Cork (www.greencork.org ) no Brasil! No nosso país, mais de 8.000 toneladas de rolha vão para o lixo e isso foi um estímulo para a criação do projeto. A iniciativa visa incentivar o uso das embalagens recicláveis, caso da cortiça das rolhas, e promover maior conscientização acerca das emissões de COe dos princípios de sustentabilidade nas atividades produtivas.

Neste projeto, recolhemos rolhas de cortiça que são descartadas tanto durante o evento, quanto em restaurantes e bares parceiros da iniciativa, estimulando a reciclagem total deste material. Após o recolhimento das rolhas, elas são transportadas para ONGS e comunidades carentes. Desde então já foram arrecadadas mais de 5 toneladas de cortiça, retirando do meio ambiente 0,02 óxido de carbono por rolha. Com a matéria prima foram produzidos 40 mil metros de tapetes de cortiça e outros produtos de consumo, como calçados, quadros, mesas, bolsas, pisos, isolamento acústico, cadernos e itens de decoração (segue imagens de alguns objetos fabricados a partir da reciclagem das rolhas).

 

As rolhas são feitas pela cortiça, um material retirado da casca de sobreiro, uma árvore encontrada Península Ibérica. Para fabricação não é necessário que a árvore seja morta, apenas sua casca é retirada, pois mesma volta a crescer depois. Existem dois tipos de rolha, a natural, usada para fechar garrafas de vinhos finos e a as técnicas, feitas com as sobras de rolhas e cola, usadas para os vinhos mais baratos…Ambas são completamente recicláveis! Segundo Zoraida Lobato, se todos que tomam vinho, guardasse as rolhas, esta bebida seria 100% reciclável, pois tanto o vidro, quanto o papel que embala o vidro podem ser reciclados.
Em outros casos, as rolhas são moídas, trituradas, selecionadas a partir de seus tamanhos e formas em uma peneira para definir seus padrões os direcionando para a prensa e depois para a bobina. Assim, é transformada em bloco, gerando folhas feitas de rolha. O objetivo é reciclar o máximo possível para ajudar o meio ambiente e a economia até por que não temos a matéria prima necessária no Brasil (casca de sobreiro).
Venha participar!

Sobre o evento
Organizado pelos mesmos criadores do maior evento de vinhos do País (Wine Weekend), a versão Summer promete encantar o público com uma gama de rótulos nacionais e internacionais e muitas atividades que agradarão o público de todas as idades. O evento será sediado no Pavilhão da Cultura, dentro do Parque do Ibirapuera, entre os dias 28 de novembro a 01 de dezembro, das 12h às 22h, sendo domingo até às 18h. Os visitantes contam com workshops que ensinam as diferenças entre um rótulo e outro, as tendências de produção, como vinhos biodinâmicos, orgânicos, tradicionais. E ainda destaca assuntos de qualidade de vida e bem-estar, com palestras sobre cosméticos feitos à base de vinhos. O tema Vinho e Saúde contará com médico, que explicará os benefícios da bebida para a saúde, claro, que se ingerida de forma consciente. O Wine Weekend Summer está envolto por uma paisagem bucólica, ideal para práticas esportivas, e esta é mais uma das novidades que a organização do evento oferece ao público. Sem contar que a programação agrega toda a família com espaço kids, espaço pet e diversidade na gastronomia. Pensou que ficava por aí? Não, a versão Summer é embalada por música de qualidade como Bossa Nova e Jazz.


Tags:,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

WISH FOZ DO IGUAÇU, O MELHOR FAMILY RESORT DA AMÉRICA DO SUL

Próximo Post

Nova York terá eventos de Réveillon distribuídos pelos cinco distritos da cidade





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

WISH FOZ DO IGUAÇU, O MELHOR FAMILY RESORT DA AMÉRICA DO SUL

O Wish Foz do Iguaçu é reconhecido por seu conceito de apartamento em vilas que oferece acomodações 5 estrelas em Foz do Iguaçu. Hotel...

29/11/2019