fbpx

Novidades

Air France retoma operação diária da La Première em São Paulo

Aruba suspende todos os protocolos de entrada

Conheça detalhes do design do MSC Seashore, navio que navegará no Brasil e tem como inspiração a cidade de Nova York

Novo Discovery Metropolitan 2023: mais luxuoso e conectado já pode ser encomendado

Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro, primeiro veículo híbrido plug-in da marca no país

Dreams Sands Resort & Spa passa por remodelação completa a partir de agosto

Colômbia gastronômica: as cores, tradições e sabores da rica e exclusiva culinária colombiana

Explore o Acquamotion, primeiro parque aquático coberto com águas termais da América do Sul, em Gramado

Buona Vitta: um pedaço da Toscana em meio a Serra Gaúcha

TRS Ibiza Hotel, a nova revolução do turismo de luxo, abre suas portas em Ibiza, na Espanha

Norwegian Cruise Line Anuncia Itinerários Imersivos na Ásia em 2023-2024

Four Seasons abre reservas para seu primeiro resort apenas para adultos em Punta Mita, no México

Maison Perrier-Jouët promove evento de lançamento do rótulo Blanc de Blancs no Brasil

“Enjoy Slow Life”: conheça o W Spa, no Rio de Janeiro

Green Valley é o único Club do mundo que se mantém no pódio pelo 12° ano consecutivo

Inverno no Foglia: de pizza de fondue a pratos semanais que mudam a cada quarta-feira

Japão dá as boas-vindas aos turistas com avanço na reabertura das fronteiras

Lari Duarte indica os melhores pontos para uma experiência fantástica em Borgonha, a região francesa dos vinhos

No Peru, “love is always in the air”

Tivoli Tropical agita o aniversário do Tivoli Ecoresort Praia do Forte 

5 acessórios essenciais para todo iniciante em vinho

Destaques / Homepage / Todos / 13/05/2022

O vinho vem ganhando cada vez mais espaço no coração dos brasileiros. Pesquisas apontam que, desde 2010, a quantidade de consumidores frequentes da bebida no país simplesmente, dobrou. Que tal aproveitar o inverno para entrar nessa mais nova onda? Afinal, as baixas temperaturas convidam para jantares regados a vinho.

Independentemente da ocasião, seja um jantar romântico a dois ou uma pizza entre amigos, alguns acessórios são indispensáveis para que você possa servir apropriadamente a bebida.

Andreia Berthault, fundadora da escola digital Red Submarine, revela quais são os itens indispensáveis para iniciantes em vinho: saca-rolhas, biqueira ou bico aerador, taças, balde de gelo e bomba a vácuo (preservador de vinho).

Saca-rolhas –  Apesar das tampas de rosca (screwcap) estarem cada vez mais comuns, a maior parte dos vinhos ainda é fechado com rolha. Então, ter um saca-rolha em mãos é essencial para qualquer pessoa que deseje consumir vinhos.

“O saca-rolhas sommelier, conhecido também como “amigo do garçom”, é o mais prático por ser mais barato, leve e de menor tamanho. Sempre é a minha primeira indicação. Mas, muita gente possui dificuldade no seu manuseio. Nesse caso, minha sugestão é testar modelos diferentes e seguir com que for mais confortável” – recomenda a especialista.

Biqueira/Bico aerador – A biqueira é um acessório que facilita bastante na hora de servir o vinho. Ela faz com que o fluxo do líquido fique mais uniforme, evitando que escorra pela garrafa e pingue fora da taça. O bico aerador, além disso, também permite maior contato do líquido com o oxigênio, o que ajuda na liberação de aromas.

“Sempre recomendo ter uma biqueira ou um bico aerador. Mesmo que não sejam obrigatórios para o serviço do vinho, eles ajudam muito na hora de servir e são muito baratos – custam, em média, de R$5 a R$15 reais. É investimento muito pequeno para uma melhor comodidade”, complementa a especialista.

Taças – As taças costumam ser os itens que mais intimidam o consumidor por existir uma infinidade de materiais e de modelos, sendo que cada modelo seria mais apropriado para um determinado tipo de vinho.

“O consumidor iniciante não deveria se preocupar em ter várias taças diferentes. Além de caro, isso não é nada prático. Um bom jogo de taças de cristal para vinhos tintos (com capacidade acima de 415ml) funciona super bem como coringa. A Bohemia possui vários modelos bons e acessíveis” , indica Andreia Berthault.

Balde de gelo – O balde de gelo é a opção mais prática para servir e manter os vinhos na temperatura adequada ao longo do jantar. Os vinhos tintos são servidos entre 15°C e 18°C, os rosés entre 7°C – 10°C, os brancos entre 7°C e 13°C e os espumantes entre 6°C e 10°C.

“É muito comum ouvirmos por aí que vinho tinto é servido na temperatura ambiente. Não é bem assim. Os vinhos tintos são servidos entre 15°C e 18°C. Temperatura essa que pode até coincidir com a temperatura ambiente do inverno na região Sudeste e Sul do Brasil. Porém, nas outras regiões, a temperatura ambiente – mesmo no inverno – não cai tanto. Ou seja, até mesmo o vinho tinto precisaria ir para o balde de gelo por um tempo”, explica a fundadora da escolha digital de vinhos Red Submarine.

Bomba a vácuo – A bomba a vácuo, mais comumente conhecida pela marca “VacuVin”, é um sistema de preservação de vinhos.

Quando a garrafa não é consumida por completo, o vinho que restou dentro dela começa a degradar em razão do contato com o oxigênio. Se fechado com rolha e mantido dentro da geladeira, o vinho dura, em média, 3 dias. A partir daí, o vinho já perdeu a maioria das suas características aromáticas originais. O sistema de bomba a vácuo, ao retirar oxigênio de dentro da garrafa, aumenta vida-útil do restante do vinho em aproximadamente 3 dias.

Dentre todos os métodos de preservação, a bomba a vácuo ainda é o mais prático e com melhor custo-benefício para o consumidor comum.

“Seu único problema (da bomba a vácuo) é que ela não pode ser usada em espumantes, porque destrói rapidamente as bolhas. Nesse caso, o acessório que deve ser usado é a tampa vedante de espumantes, que também é bem acessível e fácil de achar”, finaliza Andreia Berthault.


Tags:, ,



Elite Magazine




Post Anterior

Férias de julho no Deserto do Atacama: Tierra Atacama oferece promoção

Próximo Post

É tempo de festa junina no Portobello Resort & Safári





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Férias de julho no Deserto do Atacama: Tierra Atacama oferece promoção

Lar de alguns dos cenários naturais mais bonitos e exóticos do planeta, a região do Atacama, no Chile, é um bom destino...

12/05/2022