fbpx

Novidades

TRS Ibiza Hotel, a nova revolução do turismo de luxo, abre suas portas em Ibiza, na Espanha

Norwegian Cruise Line Anuncia Itinerários Imersivos na Ásia em 2023-2024

Four Seasons abre reservas para seu primeiro resort apenas para adultos em Punta Mita, no México

Maison Perrier-Jouët promove evento de lançamento do rótulo Blanc de Blancs no Brasil

“Enjoy Slow Life”: conheça o W Spa, no Rio de Janeiro

Green Valley é o único Club do mundo que se mantém no pódio pelo 12° ano consecutivo

Inverno no Foglia: de pizza de fondue a pratos semanais que mudam a cada quarta-feira

Japão dá as boas-vindas aos turistas com avanço na reabertura das fronteiras

Lari Duarte indica os melhores pontos para uma experiência fantástica em Borgonha, a região francesa dos vinhos

No Peru, “love is always in the air”

Tivoli Tropical agita o aniversário do Tivoli Ecoresort Praia do Forte 

By Gabs inaugura loja no Shopping Iguatemi

Enjoy Punta del Este celebra a 1ª edição do Salão do Vinho Uruguaio

#SalvemAsPeruas: BMW M3 Touring é revelada no Festival da Velocidade de Goodwood 2022

Novo PEUGEOT 408 - Inesperado em todos os ângulos, um fastback dinâmico e inovador

5 melhores destinos da Go City nos Estados Unidos

125 anos do canivete Suíço: um marco para a história da Victorinox

Casa Valduga é medalha de ouro no Brazil Wine Challenge

Beach Park anuncia novo empreendimento: Ohana Beach Park Resort

Publisher da Elite Magazine testou o Capellux: capacete com LEDterapia para fortalecer os fios capilares

Inhotim estreia podcast que une arte, botânica e ciência

Destaques / Homepage / Todos / Viagens / 01/02/2022

Em seis episódios, Inhotim parte de seu acervo artístico e botânico para expandir perspectivas e conexões com outras formas de perceber e estar no mundo

Partir do Inhotim para pensar as relações com o mundo. Essa é a proposta do Inhotim Podcast, que estreia no próximo dia 27 de janeiro. Em sua temporada de estreia Território Específico, composta por seis episódios, o ouvinte percorre os caminhos do Instituto entre jardins, obras, plantas e galerias.

“O podcast entende o Inhotim como parte de um ecossistema muito maior que ele. Como Jardim Botânico, estamos localizados entre o Cerrado e a Mata Atlântica, ou seja, o que acontece nesses biomas, nos afeta diretamente. Como museu, o Inhotim também está inserido em um contexto local e global e dialoga com essas realidades. Em outras palavras, o Inhotim Podcast toma os acervos botânicos e artísticos como ponto de partida e de lá embarca para outras viagens”, explica Lorena Vicini, Gerente de Comunicação do Inhotim e nome à frente da concepção e pesquisa do projeto.

Realizado em parceria com a Rádio Novelo, que assina podcasts de sucesso como Praia dos Ossos e Foro de Teresina, o podcast busca trazer para o ouvinte o estado do espírito que Inhotim propicia a seu visitante. Ruídos de passos na grama, canto de pássaros e a água correndo compõem a trilha dos episódios junto com depoimento de artistas, funcionários do Inhotim e especialistas nas mais diversas áreas. Cada episódio se dedica a um tema, que parte de um aspecto da experiência no Inhotim –TempoHorizontes, DeslocamentosRealidadesSinestesia e Chão -, e é construído de forma transversal, conectando o ouvinte a perspectivas diferentes sobre o tema.

Nesta pluralidade de perspectivas, por exemplo, no primeiro episódio, Tempo, o artista Ayrson Heráclito conversa sobre as diferentes concepções de tempo nas matrizes africanas; o cientista Marcelo Gleiser traz a perspectiva da Física sobre o assunto; ao mesmo tempo em que Sabrina Carmo, bióloga e coordenadora de Jardim Botânico no Inhotim, conversa sobre o ponto de vista do tempo da natureza, exemplificando com o Tamboril, árvore símbolo do Inhotim. O tema ainda é abordado por outros convidados como a artista Raquel Garbelotti, que fala sobre a importância da passagem do tempo para reconhecimento da obra A Clareira (2000), fotografia feita em Inhotim antes de sua abertura oficial que integra a mostra Deslocamentos, em cartaz na Galeria Fonte, na instituição; Zaika dos Santos, multiartista, cientista e pesquisadora, discorre sobre o futuro do afrofuturismo, um de seus temas centrais de estudo; e César Timóteo, Gerente do Educativo do Inhotim e Maestro da Escola de Música do museu reflete sobre o tempo na música, sobre o silêncio.

O projeto marca também a estreia de Bárbara Colen – atriz mineira com atuação em produções do cinema nacional, como Bacurau e Aquarius e na TV, onde atualmente integra o elenco da novela Quanto mais vida melhor, melhor!, da Globo – no universo dos podcasts. “Já vinha sentindo uma curiosidade cada vez maior pela voz como instrumento de trabalho, como ponte até o outro. Quando veio o convite do Inhotim para participar do podcast foi como um encontro com meu desejo. Além de trazer relatos de pessoas incríveis, que admiro muito, foi uma forma de ver o Inhotim de uma maneira totalmente nova, expandida”, conta Barbara.

O Inhotim Podcast tem patrocínio do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Fiat, e realização do Instituto Inhotim, Secretária Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal do Brasil.

Território Específico

O projeto faz parte do Território Específico, eixo de pesquisa que norteia a programação do Inhotim no biênio de 2021 e 2022. Inspirada nos estudos do geógrafo brasileiro Milton Santos, a pesquisa traz o conceito de território a partir de suas diferentes escalas de processos e fronteiras. Segundo a tese defendida por Milton, a existência do território só é dada pela vida que o anima e por suas relações sociais na tentativa de compreender as outras relações que se dão a partir de si.

Território Específico é desdobrado no Inhotim por meio de uma programação pensada para debater e refletir a função da arte nos territórios a níveis local e global, a relação das instituições com seu entorno e ainda mirar os desdobramentos de um museu e jardim botânico potente como o Inhotim.

Ficha técnica

Produção: Instituto Inhotim e Rádio Novelo
Apresentação: Bárbara Colen
Concepção: Lorena Vicini
Coordenação geral: Paula Scarpin, Renan Sukevicius, Vitor Hugo Brandalise e Ricardo Lopes
Coordenação digital: Ricardo Lopes e Juliana Jaeger
Roteiro: Renan Sukevicius, Vitor Hugo Brandalise e Lorena Vicini
Pesquisa: Lorena Vicini e Gabriela Longman
Produção: Renan Sukevicius e Gabriela Varella
Edição e montagem: Julia Matos
Finalização e mixagem: Luis Rodrigues e João Jabace, da Pipoca Sound
Distribuição: Bia Ribeiro
Música original: Luis Rodrigues e João Jabace, da Pipoca Sound
Identidade visual: Allesblau


Tags:, ,



Elite Magazine




Post Anterior

Noruega libera entrada de turistas brasileiros sem quarentena obrigatória

Próximo Post

5 hotéis tranquilos para passar o Carnaval perto da natureza





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Noruega libera entrada de turistas brasileiros sem quarentena obrigatória

O governo da Noruega também anunciou as novas medidas exigidas aos turistas que chegam ao país O Governo da Noruega anunciou...

01/02/2022