O luxo histórico das Olimpíadas 2024.
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são alguns dos maiores e mais importantes eventos esportivos e, em 2024, a competição será sediada na capital francesa, Paris, reunindo atletas de diversas modalidades dos cinco continentes.
Os esportistas que subirem ao pódio, ostentarão no peito o símbolo máximo da vitória representado por medalhas desenvolvidas e produzidas pela LVMH, conglomerado líder no mercado de luxo, em parceria com o comitê de organização das Olimpíadas.
Os esportistas que subirem ao pódio, ostentarão no peito o símbolo máximo da vitória representado por medalhas desenvolvidas e produzidas pela LVMH, conglomerado líder no mercado de luxo, em parceria com o comitê de organização das Olimpíadas.
Para essa edição, as peças incorporam pedaços de ferro originais da Torre Eiffel, simbolizando uma fusão notável de tradição, inovação e sustentabilidade. Esta escolha não apenas homenageia a rica herança cultural de Paris, mas também oferece aos atletas um fragmento tangível da história da cidade, destacando um compromisso profundo com a responsabilidade ambiental ao reutilizar materiais históricos.
A colaboração com a histórica joalheria Chaumet, sob o conglomerado LVMH, enriquece ainda mais o valor dessas medalhas, trazendo expertise que eleva os elementos de design, como a apresentação das peças hexagonais da Torre Eiffel, tratadas como pedras preciosas. Estes fatores exaltam a artesania de alto nível, e também celebram o significado histórico e a beleza do material reutilizado.
A decisão de unificar os designs das medalhas olímpicas e paralímpicas também reflete uma mensagem forte de inclusão e unidade, e reforça a ideia de que todos os atletas compartilham um palco comum de triunfo e desafios. Elas transcendem seu papel como símbolos de conquistas atléticas e passam a representar um legado que respeita o passado enquanto abraça um futuro mais consciente e inclusivo.
O luxo também estará presente na delegação francesa, que terá seus uniformes cerimoniais assinados pela luxuosa e centenária grife Berluti, que carrega uma história rica de artesania em sapatos sob-medida e artigos de couro. Ao todo, foram 1500 conjuntos, adaptados para cada tipo de corpo, que priorizam elegância e conforto dos atletas.
Esse movimento é um exemplo de como o luxo é intimamente conectado com a moda além do caráter esportivo da ocasião e traduz a personalização em sua mais pura forma. O número limitado de peças produzidas para a equipe francesa intensifica a sensação de raridade e valor desses itens. Cada uniforme é personalizado, refletindo a exclusividade e a individualidade.
Utilizando tecidos finos e técnicas artesanais, Berluti garante que cada peça resista ao teste do tempo, tanto em durabilidade quanto em estilo. A integração de materiais nobres e a atenção aos detalhes asseguram um produto final de alta qualidade que reflete a atemporalidade desejada pelo luxo.
A artesania também está profundamente enraizada na produção dos uniformes, desde o tecido inspirado na bandeira francesa até o ajuste sob medida de cada item. O uniforme se torna uma fonte de orgulho e inspiração, e fortalece o vínculo entre os atletas e sua identidade nacional.
O envolvimento da Berluti nos Jogos Olímpicos também é uma poderosa ferramenta de branding, elevando a visibilidade da marca, e também associando-a a valores como excelência, competitividade e elegância. Isso reforça a imagem da grife como sinônimo de luxo e exclusividade no cenário mundial.
Tamara Lorenzoni é mestre em Gestão de Marcas de Luxo pela Domus Academy Milano, bacharel e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como consultora, trabalha com uma variedade de marcas de luxo e premium, oferecendo insights valiosos e estratégias inovadoras. Ela compartilha regularmente suas perspectivas e análises com uma audiência global em seu Instagram: @tamaralorenzoni__.
Para mais informações sobre sua carreira e serviços, visite www.tamaralorenzoni.com.