Turismo aposta em imersão na cultura japonesa durante a Expo 2025, em Osaka
Evento reserva experiências únicas e inesquecíveis no país que é um dos destinos mais desejados da atualidade
Após 55 anos, a cidade japonesa de Osaka sediará novamente a World Expo, maior exposição do mundo, marcada para o período de 13 de abril a 13 de outubro de 2025. A cidade-sede é charmosa e descontraída, mais conhecida por sua culinária, entretenimento e vida noturna. A uma curta distância de Tóquio por trem-bala, também oferece uma grande variedade de lojas, distribuídas em ruas, galerias e shopping centers, além de atrações modernas e um patrimônio histórico, cujo destaque é o Castelo de Osaka.
Com frequência quinquenal, a Expo 2025 será a última antes de 2030, ano estabelecido pelas Nações Unidas como prazo para que seus países membros cumpram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O tema adotado para a próxima edição, Designing Future Society for our Lives, ou, em tradução livre, Desenhando a Sociedade Futura para Nossas Vidas, se alinha com o papel de plataforma-chave para o cumprimento dos ODS.
Atrações turísticas durante a Expo 2025
O turismo no Japão vem atingindo níveis recordes. No primeiro semestre deste ano, o país recebeu mais de 17 milhões de turistas estrangeiros, superando níveis pré-pandêmicos.
A JNTO - Organização Nacional de Turismo Japonês elencou a sustentabilidade como uma das áreas prioritárias para promover turismo no Japão. Para a Expo 2025, a organização selecionou várias atrações turísticas em harmonia com os subtemas da exposição: Salvando Vidas (Saving Lives); Empoderando Vidas (Empowering Lives) e Conectando Vidas (Connecting Lives).
Funaya, a vila de “casas de barcos”
As funaya, ou “casas de barcos”, na pequena cidade de Ine, na província de Quioto, formam uma vila de pescadores tradicionais com uma estrutura de construção única. Vistas do oceano, as casas parecem flutuar no mar. Visitantes mergulham na atmosfera serena do dia a dia de Ine realizando caminhadas, passeios de táxis marítimos e de bicicleta elétrica. Como a cidade é primordialmente residencial, dispõe de menor número de restaurantes e outras instalações. Ainda assim, é uma excelente região para saborear peixes e frutos do mar frescos e exclusivos da vila pesqueira.
Agências locais oferecem palestras para os turistas aprofundarem sua compreensão da vida em Ine, incentivando estadas mais longas e interações com os moradores. Isto proporciona experiências mais autênticas e enriquecedoras com a cultura japonesa, incluindo a contemplação do vínculo das pessoas com o mar e o estilo de vida costeira. A experiência na funaya representa o subtema Salvando Vidas, à medida em que a cultura e a economia locais são preservadas pelo turismo sustentável.
Toda a gastronomia do Japão em um só lugar
Localizada em Tóquio, o Kabuki Hall é uma praça de alimentação elaborada, ultra-sensorial e com ares de festival, no segundo andar do complexo de entretenimento Tokyu Kabukicho Tower. Esta torre abriga 10 restaurantes que servem "soul food" (comidas típicas) de todo o Japão em atmosfera festiva, cercada de eventos culturais e apresentações de artes tradicionais, além de equipamentos de iluminação e som de última geração. Todos os domingos, o Tokyu Kabukicho Tower recebe grupos de festivais e mostras de arte, e uma vez por mês serve como palco para competições de karaokê. Alguns restaurantes ficam abertos 24 horas.
Kabuki Hall está inserida no subtema Empoderando Vidas, porque contribui com a manutenção da tradicional e diversa gastronomia japonesa. A praça atende majoritariamente aos residentes, o que proporciona uma oportunidade preciosa para os turistas apreciarem uma culinária genuína enquanto interagem com os frequentadores locais de modo espontâneo e natural. Há previsão de que todas as lojas ofereçam cardápios em inglês até maio de 2025.
Conexão local no ritmo de Awa Odori
A poucas horas de Osaka, viajando de ônibus ou de trem, é possível conectar-se com uma das tradições nipônicas mais emocionantes: os festivais de dança com seus trajes e coreografias encantadoras. Awa Odori é uma dança tradicional da cidade de Tokushima, sendo também o nome do festival que atrai cerca de um milhão de turistas, sempre no mês de agosto. Ao longo do ano, o espaço Awa Odori Kaikan (Hall) oferece apresentações diárias de grupos diversos, fomentando a integração dos visitantes com lições de dança e demonstração de instrumentos típicos, auxiliados por tradução em inglês. Esta experiência, por sua natureza interativa, posiciona o Awa Odori sob o subtema Conectando Vidas da Expo 2025.
Além de um museu sobre a arte do Awa Odori e de uma loja de suvenires, o Awa Odori Kaikan dispõe de uma atração deslumbrante. Do quinto andar do prédio parte um teleférico com destino ao topo do Monte Bizan, símbolo da cidade de Tokushima, de onde se tem uma visão panorâmica imperdível.
O princípio de sustentabilidade no turismo prevê a valorização das culturas e costumes locais, para que o turista possa vivenciar uma realidade genuína e distinta à sua própria, tornando a viagem muito mais profunda e transformadora, além de contribuir para a preservação das comunidades, que seguem vivendo em suas regiões, respeitando sua cultura e natureza.
Leia mais sobre atrações no Japão ligadas aos temas da Expo 2025 (em inglês)
Assistência gratuita para planejar a viagem
Para atender à demanda de turistas do Brasil, o Desk de Informações Turísticas da JNTO, localizado na Japan House São Paulo (Av. Paulista, 52), oferece, gratuitamente, ampla gama de informações sobre como e quando viajar para o Japão, onde se hospedar, o que comer e visitar, entre outras orientações valiosas.
O atendimento do Desk da JNTO é oferecido por ordem de chegada, sempre aos sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 19:00.
A JNTO também oferece muitas informações atualizadas nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest, além do website https://www.japan.travel/pt/br/ onde há sugestões de itinerários, dicas de viagem e muito mais.
SOBRE A JNTO
A JNTO - Organização Nacional do Turismo Japonês é um órgão do governo do Japão com sede em Tóquio e 26 escritórios ao redor do mundo. A organização exerce uma grande variedade de atividades como a divulgação de informações turísticas e campanhas voltadas para consumidores, companhias aéreas, agências e operadoras de turismo, a fim de incentivar turistas internacionais de todo o mundo a visitar o Japão.