THE COLLECTION APRESENTA NOVIDADES DA MODA BRIDAL E DO MERCADO DE FESTAS
Evento trouxe lançamento de coleção de sapatos para noivas, vestidos de festas e destacou práticas mais sustentáveis
The Collection recebeu mais de 2.300 visitiantes. Crédito da foto: The Collection.
Durante os dias 23 e 24 de agosto, o evento The Collection reuniu na Casa Petra, em São Paulo (SP), os mais conceituados fornecedores dos segmentos de viagens e festas. Ao todo, o evento contou com 180 expositores nacionais e internacionais, mais de 3.400 pedidos de inscrições e mais de 2.300 visitantes selecionados que estiveram presentes nos dois dias. O The Collection é direcionado a noivos, debutantes, organizadores de eventos, entusiastas de festas de luxo e pessoas interessadas em viagens.
Novidades e tendências da moda bridal e de festas
Evento trouxe lançamento de coleções para moda noiva e de festas. Crédito da foto: The Collection.
Uma das novidades apresentadas no The Collection deste ano foi a nova linha exclusiva de sapatos da estilista Lethicia Bronstein. A coleção conta com 12 modelos, cada um com um design único, proporcionando conforto e elegância para momentos especiais. 'Desenvolvemos essa coleção do zero para evitar o risco de haver algo similar no mercado. A intenção é que a cliente possa compor todo o look na loja, com sapatos que ofereçam conforto e combinem perfeitamente com os vestidos que crio exclusivamente para cada uma', explica Lethicia Bronstein.
Já a estilista alagoana Martha Medeiros trouxe tecidos refinados, técnicas avançadas de modelagem e um domínio incomparável no trabalho com renda — frequentemente empregado em seus modelos. Cada criação é confeccionada com atenção meticulosa aos detalhes. Gabriela Medeiros, diretora criativa da marca, revela que estão entrando em uma nova fase, trazendo peças para todos os momentos da noiva, com linhas pré-wedding, vestidos especiais, prêt-à-porter, sob medida, bridal intimates, roupas para daminhas e acessórios. 'Cada peça é fruto de um trabalho artesanal, com bordados e rendas meticulosamente feitos à mão. Com o DNA da marca enraizado nas rendas, nossas criações manterão essa essência, incorporando também materiais nobres como crepe, guipure, cetim de seda e georgette de seda. Esses elementos serão combinados para atender aos diversos estilos, garantindo elegância e sofisticação em cada detalhe', destaca.
A estilista Camila Chain, renomada por suas criações de alta costura, lançou sua primeira coleção de vestidos de festa, marcando uma nova e emocionante fase para a marca. Esta coleção foi inspirada pela beleza e arte da alta costura, trazendo peças exclusivas que combinam design contemporâneo e atemporalidade. Para Camila Chain, sua marca sempre foi sinônimo de discrição, focando em qualidade, experiência e um estilo inconfundível. 'Nossa nova coleção de vestidos de festa é uma extensão dessa filosofia, apresentando silhuetas sofisticadas e tecidos de alta qualidade que prometem encantar e surpreender', pontua.
Por fim, no The Collection, Casamarela Noivas apresentou para as noivas as novidades da coleção 2025 da prestigiada label espanhola Rosa Clará. Entre as tendências mais desejadas, destacam-se vestidos minimalistas, tecidos lisos e uma forte presença da alfaiataria.
Festas mais sustentáveis
Selo Changemakers destacou empresas com ações sociais e ambientais presentes no evento.
Crédito da foto: The Collection.
Outra novidade apresentada pelo evento foi o lançamento de um selo com foco na sustentabilidade para o mercado de eventos e viagens. No setor de festas, destacam-se empresas de papelaria como a Piperina Laser Art e a RA PAPER, que utilizam papéis certificados pelo selo FSC (Forest Stewardship Council), garantindo que toda a matéria-prima provém de fontes renováveis e de manejo sustentável. Já a S-Cards recicla todos os materiais utilizados na empresa, como papel e ferragens. Os funcionários responsáveis pela reciclagem recebem uma renda extra proporcional ao peso do material, diretamente da empresa de coleta. A S-Cards repassa 100% do valor obtido aos colaboradores, incentivando a eficiência na organização da reciclagem, beneficiando a sociedade e promovendo a sustentabilidade.
Entre as empresas de gastronomia, a ROJO se destaca pela gestão de resíduos. Com uma composteira, transforma 25 kg de resíduos orgânicos em adubo diariamente, que é enviado para a horta urbana Sítio Sampa, a qual fornece alimentos orgânicos. O grupo também recicla toneladas de materiais anualmente, planta mudas de palmeira Jussara em um projeto de reflorestamento, realiza compensação de carbono em grandes eventos e utiliza um TukTuk elétrico para entregas. No âmbito social, promove a capacitação de cozinheiros em parceria com o SENAI. Por sua vez, a RP Catering se destaca no âmbito social pelo apoio ao Projeto Tia Rose - CUFA Favela Marilda, pela doação semanal de marmitas para moradores de rua no centro de São Paulo e pela inclusão de colaboradores negros e LGBTQIA+, com uma política de respeito à diversidade e inclusão. Em relação às práticas ambientais, a empresa adota coleta seletiva e elimina 90% dos produtos descartáveis de plástico, utilizando uma linha completa de produtos biodegradáveis, como copos, embalagens, talheres e pratos.
Na parte de moda, a estilista Martha Medeiros lidera o projeto "Olhar do Sertão - Instituto Martha Medeiros," que busca transformar comunidades no semiárido nordestino. Entre as ações, destacam-se atendimentos oftalmológicos para 258 moradores e a campanha "Primavera no Sertão," em parceria com Perrier-Jouët, que arrecadou R$ 175 mil para a construção de poços, permitindo a retomada de hortas familiares. O instituto também promove melhorias nas moradias das rendeiras e realiza bazares beneficentes. Em sustentabilidade, a marca utiliza insumos brasileiros de alta qualidade, como o algodão sustentável colhido no Piauí. Durante as enchentes no Rio Grande do Sul, organizou pontos de coleta e doou 10% das vendas para ajudar as vítimas.
Sobre o The Collection
Nos dias 23 e 24 de agosto, foi realizada a segunda edição do evento “The Collection”. Destinado a noivos, debutantes, aniversariantes, organizadores de eventos, pessoas interessadas em realização de eventos de luxo e pessoas interessadas em viagem, o evento reúne os melhores fornecedores dos segmentos de viagens, experiências e festas, cuidadosamente selecionados.